A economia espanhola se retraiu no primeiro trimestre de 2012 e voltou a mergulhar o país na recessão, informou nesta segunda-feira (30) o Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com dados preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 0,3% entre janeiro e março, após queda idêntica no trimestre anterior. Dois trimestres consecutivos de contração econômica representam a definição técnica de recessão.
O instituto disse que, com relação ao primeiro trimestre de 2011, a economia encolheu 0,4%, conforme adiantou o Banco de Espanha na semana passada. A informação sobre a segunda recessão da economia espanhola em três anos foi divulgada poucos dias após o rating de crédito do país ser rebaixado em dois pontos pela Standard & Poor's, de A para BBB +, indicando um agravamento do déficit orçamentário, preocupação com o sistema bancário e uma perspectiva sombria da economia.
"Esse dado é ruim no que diz respeito ao consumo e aos bens de capital, já que voltaram a retroceder, como apontam o Banco de Espanha e todos os indicadores", disse Stephanie Ponte, economista-chefe do Consors Cortal. "Neste contexto, é muito favorável, especialmente para países como a Espanha, a atitude do governo alemão em falar sobre uma agenda de crescimento".
O Banco da Espanha disse recentemente que o PIB do país teria caído 0,4% no trimestre e 0,5% no período anual.