O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália caiu 0,8% no segundo trimestre deste ano, quando comparado ao primeiro trimestre, e 2,6% na comparação com os meses de abril a junho de 2011, de acordo com dados finais divulgados nesta segunda-feira pelo instituto de estatísticas oficiais do país, o Istat. O encolhimento da economia foi maior que o esperado.
Os números, divulgados nesta segunda-feira (10), substituem as estatísticas preliminares do Istat divulgadas no início de agosto, que calcularam queda de 0,7% do PIB em base trimestral e de 2,5% na comparação anual.
Os dados do PIB desta segunda-feira também vieram piores que a média das previsões de oito economistas consultados pela Dow Jones, que esperavam que a estatística preliminar de agosto seria confirmada hoje.
O consumo doméstico recuou 0,7% no segundo trimestre ante o primeiro, enquanto o investimento fixo bruto caiu 2,3%, segundo o Istat. Em base anual, só o setor agrícola cresceu, enquanto o setor industrial sofreu um declínio de 6%. O PIB italiano vem se contraindo desde julho de 2011. As informações são da Dow Jones.