• Carregando...

PIB anualizado cresce 1,61% no trimestre, calcula banco

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,61%, em termos anualizados, no segundo trimestre, de acordo com o banco WestLB

Leia matéria completa

Greve pode levar a revisão de PIB no futuro, admite IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) utilizou dados preliminares do mercado de trabalho da região metropolitana do Rio de Janeiro no mês de junho para calcular o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deste ano

Leia matéria completa

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, totalizando em valores correntes R$ 1,1 trilhão. Os dados relativos às contas nacionais foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre de 2011, o PIB cresceu 0,5%. No acumulado de 12 meses, a expansão foi 1,2%. No primeiro semestre, o PIB apresentou aumento de 0,6%.

Entre os setores da economia, a maior expansão foi observada na agropecuária (4,9%). O setor de serviços cresceu 0,7%. A indústria teve queda de 2,5%.

Sob a ótica da demanda, foram observados aumento de 1,1% no consumo do governo e de 0,6% no das famílias. A formação bruta de capital fixo teve queda de 0,7% no período.

País exportou 3,9% menos

As exportações de bens e serviços recuaram 3,9% no segundo trimestre de 2012 em relação ao primeiro, informou o IBGE. Na comparação com o segundo trimestre de 2011 as vendas externas caíram 2,5%.

Segundo o instituto, as importações contabilizadas no PIB aumentaram 1,9% no segundo trimestre do ano na comparação com o primeiro. Em relação ao segundo trimestre de 2011, as importações subiram 1,6%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Revisão

O IBGE revisou de 0,2% para 0,1% o PIB do primeiro trimestre de 2012 em comparação ao trimestre imediatamente anterior. Na mesma base de comparação, foram revisadas as taxas do quarto trimestre de 2011, de 0,2% para 0,1%, do terceiro trimestre do ano passado de -0,1% para -0,2%; e do segundo trimestre de 2011, de 0,5% para 0,6%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]