A economia paranaense está encolhendo, mas sua retração é mais suave que a da média nacional. A principal razão para isso, segundo os responsáveis pelo cálculo, é o bom desempenho do agronegócio local.
De acordo com estimativas preliminares do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), parceiro do IBGE no cálculo do PIB do Paraná, a economia do estado recuou 4,1% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2014. Em nível nacional, a queda nesse mesmo intervalo foi de 4,5%, segundo o IBGE.
INFOGRÁFICO: Acompanhe a queda do PIB brasileiro
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o PIB paranaense caiu 1,9% e o nacional, 3,2%. No cálculo que considera os últimos quatro trimestres, refletindo o comportamento da economia ao longo de um ano, as baixas foram de 1,1% e 2,5%, respectivamente.
Setores
“O dado do PIB confirma outras estatísticas do IBGE que temos acompanhado, como, por exemplo, as do mercado de trabalho”, diz Julio Suzuki Junior, diretor-presidente do Ipardes. “O desempenho do estado é menos negativo porque, entre outros fatores, temos um agronegócio que responde. É esse setor que vem assegurando algum diferencial para o estado.”
- Queda no PIB do Brasil é a mais forte e mais longa entre economias globais
- Queda de 6,7% do PIB da indústria é o pior desde 2º tri de 2009
- PIB do Paraná ultrapassa o do RS em 2013 e é o quarto maior do país
- Análise: A culpa da recessão é do ajuste fiscal?
- Investimentos recuam 4% e acumulam 9 trimestres de queda
O Ipardes não divulgou números por setor econômico, porque eles têm alguma imprecisão. Mas, segundo Suzuki, o resultado dos serviços – que, nessa conta, englobam o comércio – no Paraná é ligeiramente melhor que o do Brasil. A indústria estadual, por sua vez, vem no mesmo ritmo ruim que o setor exibe em todo o país.
No Brasil, a economia recuou 1,7% na passagem do segundo para o terceiro trimestre. O Ipardes ainda não calcula esse tipo de variação, em relação ao trimestre imediatamente anterior. “Esse cálculo envolve uma tecnologia específica que esperamos em breve disponibilizar”, diz Suzuki.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast