O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná deve crescer 4,1% em 2011. A projeção, feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), foi divulgada nesta quarta-feira (21), com a pesquisa "Economia paranaense: Resultados em 2011", que analisou ainda a produção agrícola, desempenho industrial, evolução no comércio exterior, vendas do comércio varejista, mercado de trabalho e atração de investimentos no estado.
O crescimento do PIB do Paraná deve ser superior ao do Brasil, pelas estimativas do instituto. Enquanto o resultado paranaense é de crescimento de 4,1%, o PIB nacional deve crescer 3% neste ano.
Em relação à indústria, o Ipardes estima que o setor tenha um crescimento de 5,2%, enquanto a agricultura deve registrar queda de -3%. O volume de exportações do estado deve atingir o valor de R$ 16 bilhões. Já as vendas do comércio devem crescer 8,9%, enquanto no varejo nacional o crescimento é de 7,3%.
Ainda segundo a pesquisa, até outubro, foram gerados 157 mil empregos no estado. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a taxa de desemprego é de 3,6% contra 5,8% do índice nacional.