O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná deve crescer 4,1% em 2011. A projeção, feita pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), foi divulgada nesta quarta-feira (21), com a pesquisa "Economia paranaense: Resultados em 2011", que analisou ainda a produção agrícola, desempenho industrial, evolução no comércio exterior, vendas do comércio varejista, mercado de trabalho e atração de investimentos no estado.
O crescimento do PIB do Paraná deve ser superior ao do Brasil, pelas estimativas do instituto. Enquanto o resultado paranaense é de crescimento de 4,1%, o PIB nacional deve crescer 3% neste ano.
Em relação à indústria, o Ipardes estima que o setor tenha um crescimento de 5,2%, enquanto a agricultura deve registrar queda de -3%. O volume de exportações do estado deve atingir o valor de R$ 16 bilhões. Já as vendas do comércio devem crescer 8,9%, enquanto no varejo nacional o crescimento é de 7,3%.
Ainda segundo a pesquisa, até outubro, foram gerados 157 mil empregos no estado. Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a taxa de desemprego é de 3,6% contra 5,8% do índice nacional.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast