O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 2,8% no terceiro trimestre deste ano, de acordo com a revisão anunciada pelo Departamento de Comércio do país. Há um mês, o Departamento havia anunciado sua primeira estimativa para o PIB no período, que apontou alta de 3,5%. O número final do PIB de julho a setembro será divulgado em 22 de dezembro.
Analistas previam, em média, revisão do PIB para alta de 2,7%. No segundo trimestre deste ano, o PIB encolheu 0,7%. O crescimento no terceiro trimestre foi o primeiro desde o registrado no segundo trimestre do ano passado e o mais forte em quase dois anos.
O gasto dos consumidores aumentou 2,9% no terceiro trimestre e contribuiu com 2,1 pontos porcentuais para o PIB como um todo. A primeira prévia havia apontado aumento de 3,4% dos gastos dos consumidores e uma contribuição de 2,4 pontos desse componente para o PIB.
O índice de preços para gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), aumentou 2,7% no período de julho a setembro deste ano, ante a estimativa anterior de 2,8% e a alta de 1,4% registrada no segundo trimestre. O núcleo do PCE, que exclui alimentos e energia, apontou alta de 1,3% no terceiro trimestre, ante a estimativa anterior de alta de 1,4% e o aumento de 2% registrado no segundo trimestre. A primeira estimativa para o PIB dos EUA no quarto trimestre e para 2009 como um todo será anunciada em 29 de janeiro.