A economia norte-americana cresceu mais do que se esperava no segundo trimestre do ano e reverteu o fraco resultado do início de 2007, segundo os dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Departamento do Comércio dos EUA. O Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas pelo país, aumentou 3,4% no trimestre de abril a junho, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento entre abril e junho é o maior desde o primeiro trimestre de 2006. Ao mesmo tempo, o PIB do primeiro trimestre foi revisado de 0,7% para 0,6%.
Inflação
O Departamento do Comércio dos EUA também informou que o índice de preços para gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) subiu 4,3% no segundo trimestre, depois de aumentar 3,5% nos três primeiros meses. Excluindo os preços de alimentos e energia, o índice PCE subiu apenas 1,4% no segundo trimestre, desacelerando da expansão de 2,4% registrada no primeiro trimestre.
Já o índice de preços para compras domésticas brutas, que mede os preços pagos pelos residentes norte-americanos, cresceu 3,9% entre abril em junho, depois da alta de 3,8% no trimestre anterior.