O PIB mensal Itaú Unibanco (PIBIU) subiu 1,2% em janeiro deste ano ante dezembro de 2013 e exibiu uma alta também de 1,2% em relação a janeiro de 2013. No acumulado em 12 meses, o indicador desacelerou de uma elevação de 3,0% em dezembro do ano passado para um incremento de 2,7% em janeiro de 2014.
Os destaques para a elevação do PIBIU de janeiro ante dezembro foram as elevações da atividade da indústria de transformação, que subiu 3,1%, e o comércio varejista, com alta de 2,1%, ambos com ajuste sazonal. As influências negativas para o indicador foram a redução da produção da agropecuária, de 4,7%, e a indústria extrativa mineral, também com retração de 4,7%, nas mesmas bases de comparação.
De acordo com os economistas do banco, a expansão do indicador no primeiro mês deste ano, que reverteu a queda de dezembro, baixou os riscos de retração do nível de atividade no primeiro trimestre. A prévia do PIBIU para fevereiro sinaliza uma elevação de 0,3% ante janeiro, com ajuste sazonal, e de 4,0% ante o mesmo mês de 2013.
Contudo, os especialistas ressaltam que boa parte deste incremento está relacionada à formação de estoques em alguns setores, o que deve provocar certa desaceleração da economia nos meses seguintes. O Itaú Unibanco ressalta estima uma expansão muito próxima de zero para o PIB no primeiro trimestre.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast