A economia do Reino Unido registrou contração um pouco menor que a calculada inicialmente no quarto trimestre do ano passado, informou hoje o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). A leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) no período mostrou queda de 0,5%, após a expansão de 0,7% no terceiro trimestre.
Economistas esperavam que o cálculo inicial de contração de 0,6% no quarto trimestre fosse mantido. Segundo o ONS, a revisão para cima foi consequência do desempenho melhor dos setores de produção, serviços e construção. No entanto, economistas comentaram que a pequena revisão não muda fundamentalmente o fato de que a economia do Reino Unido perdeu força nos últimos três meses de 2010.
O ONS afirmou que a renda das famílias diminuiu 0,5% no período, em comparação com o aumento de 0,5% no terceiro trimestre. A taxa de poupança das famílias caiu de 5,5% para 5,4%, na mesma comparação. Os gastos das famílias recuaram 0,3%, enquanto os do governo aumentaram 0,4%.
A produção do setor de manufatura cresceu 1,1% no quarto trimestre, depois de subir 0,9% no terceiro trimestre. As importações aumentaram 3,2% e as exportações cresceram 1,7%. Dados divulgados separadamente pelo ONS mostraram que o investimento das empresas ficou estável nos últimos três meses de 2010, em comparação com a leitura inicial de queda de 2,5%.