O Paraná é primeiro estado brasileiro a contar com um curso teórico de piloto privado de avião pela internet. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou o curso de aviação civil à distância oferecido pela Aerocurso.com, escola com sede em Rolândia, região Norte do estado.
Projetado há mais de 15 anos para ser um telecurso, o treinamento é a realização de um sonho do empresário Wagner Garbeline, que se revela um "aviador frustrado". "Fiz o curso para piloto mas não pude continuar na carreira. Agora a educação à distância vai permitir que jovens de todo o Brasil se tornem aeronautas", disse em entrevista ao repórter Alexandre Costa Nascimento.
Como surgiu a ideia de um curso online para formação de pilotos?
O projeto inicial era criar o "Telecurso Santos Dumont", que seria transmitido pela televisão aberta para incentivar jovens a optarem pela carreira de pilotos comerciais. Cheguei a apresentar o projeto e obtive a aprovação do então ministro da Aeronáutica Mauro Gandra para que o IAC [órgão regulatório na época] estudasse a viabilidade do curso. Por falta de patrocinadores, no entanto, não conseguimos viabilizar o programa.
O que possibilitou o resgate desse projeto?
O avanço da tecnologia hoje permite que um conteúdo seja oferecido em uma plataforma de educação à distância para todo o país. Há cerca de três anos retomei as conversas com a Anac, que foi muito receptiva e homologou o programa. Desde então, já recebemos ligações de alunos dos estados de Roraima, Mato Grosso e Santa Catarina.
O que garante a segurança para a formação correta pelo sistema online de algo tão específico como pilotar uma aeronave?
Acreditamos que o ensino à distância exige uma dedicação até maior do aluno do que o ensino presencial. Também vale lembrar que o curso prevê apenas a parte teórica da formação de um piloto, com conhecimentos nas áreas de navegação aérea, segurança de voo, legislação e meteorologia.
Como o curso é estruturado?
Seguimos à risca as mesmas responsabilidades de uma universidade online, com o diferencial que temos de cumprir todas as exigências da Anac. O curso é dividido em módulos totalizando 289 horas/aula a Anac exige um mínimo de 260 horas. Temos um tutor para cada grupo de 30 alunos, com acompanhamento online na sala de aula virtual. Um aluno só poderá avançar se atingir média de 100% no módulo anterior e será avaliado em três provas online e uma presencial.
O que é preciso para iniciar o curso?
Para ser piloto e preciso ter, em primeiro lugar, o certificado de capacidade física, fornecido por escolas ou médicos credenciados pela Anac. Com isso é possível se inscrever para o curso teórico para piloto. Depois, o candidato deve ser aprovado na prova da Anac o objetivo é preparar o aluno para essa prova. Numa terceira etapa, o aluno deve cumprir 40 horas de voo nas aulas práticas em um aeroclube. Hoje temos uma turma prestes a decolar.* * * * *
Negócio paranaense
A paranaense Viação Garcia, uma das maiores operadoras de transporte rodoviário do Brasil, vai colocar na estrada a "limusine" dos ônibus brasileiros. A empresa comprou um lote de 100 chassis Volvo, fabricados na Cidade Industrial de Curitiba, que serão encarroçados pela gaúcha Marcopolo. O valor do negócio é de R$ 55 milhões, o maior feito pela Volvo Bus Latin America em 2010.
Os veículos vão rodar em linhas longas e médias de várias regiões do Paraná e do Brasil. Eles são equipados com sistema de segurança que reduz a possibilidade de derrapagem em pista escorregadia e de capotamento em curvas fechadas. Outro dispositivo também garante mais eficiência na direção: os ônibus tem embreagem, mas não tem pedal, e o motorista não precisa se preocupar com a troca de marchas.
40 dias e 40 noites
Os próximos 40 dias serão de muito trabalho para o recém-criado escritório brasileiro da ONG Earthwatch Institute. Na semana passada, o trio formado pelo presidente global, Ed Wilson; pelo diretor de parcerias corporativas da instituição, Ed Barker; e pelo diretor brasileiro, Germano Vieira, visitou várias empresas em São Paulo e Curitiba. O objetivo é ativar no Brasil parcerias que a instituição já tem com multinacionais ao redor do mundo.
Na semana passada, os três participaram da formalização do HSBC Climate Partnership no país. O programa, financiado pelo banco, injeta US$ 3 milhões do Earthwatch Brasil. "Mas não podemos contar que ele vai existir para sempre", diz Vieira.
Tempo
Uma ajuda extra para as mulheres interessadas em cosméticos que atuam na prevenção do envelhecimento: o Boticário acaba de investir R$ 15 milhões na ampliação da linha Active. O investimento contempla o desenvolvimento de 11 novos produtos antissinais e de uma campanha publicitária, assinada pela AlmapBBDO.
As consumidoras vão conhecer as novidades hoje à noite, com a estréia do filme "Tempo", no intervalo do Fantástico, na RPC-TV. O comercial brinca de fazer o tempo parar e apresenta as tecnologias exclusivas desenvolvidas pela empresa. Com as novidades, a linha criada em 2006 passa a ter 28 itens.
Para empreender
Sucesso de público e de desempenho no mundo do empreendedorismo, o Programa Empretec terá mais uma rodada neste mês, de 16 a 21, em Londrina. Desenvolvido pelo Sebrae, o treinamento ajuda a desenvolver habilidades e comportamentos necessários para ser bem sucedido na vida empresarial. Mais de 70% dos empresários que passaram pelo Empretec dobraram o faturamento de seus negócios, segundo a estatística do Sebrae.
Destino Iguaçu
A Azul Linhas Aéreas estuda começar a voar para Foz do Iguaçu ainda este ano, antecipando planos já anunciados para 2011. O diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Adalberto Fedeliano, ouviu nesta semana os argumentos do secretário geral do Fundo Iguaçu, Enio Edit. O fundo tem a representação de todas as entidades ligadas ao trade turístico de Foz e aumentar a oferta de voos na cidade é parte da estratégia de marketing intitulada Foz do Iguaçu Destino do Mundo.
Há três anos, Foz do Iguaçu contava com 8 voos diários. Em 2010 são 20 e a meta é chegar, em 2015, a 30 voos, somando aproximadamente cinco mil assentos.
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