Diversificação Grupo mantém empresa de marcas
Há três anos, o Grupo Paulo Pimentel diversificou seus negócios, com a criação da Naipi Participações Ltda, que será mantida. A empresa é uma gestora de marcas, cujos produtos são fabricados por parceiros. São da Naipi a linha Facille, de detergentes, e a H2O, de cosméticos. De acordo com o diretor da Naipi, Ordalio Frizzo Júnior, estão sendo desenvolvidos outros dois produtos, um da área de alimentação e outro na área de bebidas não-alcoólicas, que devem ser lançados em breve. Segundo Frizzo, criadas as marcas, a Naipi parte em busca de um parceiro, que recebe parte do faturamento. A Naipi recebe royalties da empresa autorizada a usar a marca. A distribuição é feita por uma terceirizada. A fabricante da linha Facille é a Crivialli, de Maringá, e a dos cosméticos, a H2O Evolution, de Mandaguaçu, também na região Norte. (RF)
O empresário Paulo Pimentel confirmou ontem que está negociando a venda das quatro emissoras de televisão do Grupo Paulo Pimentel (GPP), afiliadas da rede SBT no Paraná. O potencial comprador é a holding Monte Cristalina, que controla a fabricante de esponjas de aço Assolan e a TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiás, entre outras empresas de diversos segmentos. A Editora O Estado do Paraná S/A que publica o jornal de mesmo nome e a Tribuna do Paraná não será vendida, de acordo com empresário. O GPP também permanecerá com a Naipi Participações Ltda, empresa gestora de marcas.
A expectativa de Pimentel é de fechar o negócio em breve. O valor da transação, que ele não confirmou, é estimado entre R$ 60 milhões a R$ 70 milhões. Segundo o empresário, o negócio está sendo tratado exclusivamente com a holding Monte Cristalina, cujo acionista principal é João Alves de Queiroz Filho (mais conhecido como Júnior), com participação de 67%.
Pimentel afirmou que "cansou" do negócio com as emissoras de tevê, principalmente pela oposição crescente exercida pelo governador Roberto Requião (PMDB). "É um estado difícil, com um governador complicado. Cansei." Aliados durante o primeiro mandato do governador, quando Pimentel ocupou a presidência da Copel entre 2003 e 2005, os dois começaram a se distanciar a partir das eleições do ano passado. Racharam definitivamente no início deste ano, quando Requião acusou Pimentel de firmar contratos ilegais enquanto estava na Copel.
O GPP teve lucro líquido de R$ 4,9 milhões em 2006. O grupo, controlado pela holding Entrerios Administração e Participações Ltda, começou sua história em 1962, com a aquisição da editora. As atividades com mídia televisiva começaram cinco anos depois, com a inauguração da TV Iguaçu, em Curitiba. Em seguida foram criadas a TV Tibagi (Apucarana, 1969), a TV Naipi (Foz do Iguaçu, 1985) e TV Cidade (Londrina, 1989). Essas são as quatro emissoras que estão sendo negociadas. "O jornal continua. Afinal, preciso ficar com alguma coisa para fazer", garantiu.
O negócio, se concretizado, também barra uma possível ampliação no Paraná da Rede Record, controlada pela Igreja Universal. A rede, que no mês passado fez aquisições de empresas de rádio e tevê no Rio Grande do Sul, teria interesse em comprar uma emissora no Paraná. De acordo com informações de Pimentel, as quatro emissoras do GPP transmitem, juntas, para os 399 municípios paranaenses. A Record está perto de superar o SBT em cobertura nacional.
Império
O diretor da Monte Cristalina, Eduardo Elian, confirmou as negociações. Queiroz Filho é lembrado também como o ex-dono da Arisco, vendida para o grupo norte-americano Bestfoods. Ele iniciou a construção de um império de empresas de bens de consumo. A Assolan, indústria de produtos de higiene e limpeza, adquiriu neste ano o adoçante Finn, da Boehringer Ingelheim. Outra empresa do grupo é a Etti, que pertencia à Parmalat. Em fevereiro deste ano, a holding criou a Hypermarcas, para reunir todas as empresas. No início deste mês, a Hypermarcas entrou com pedido de abertura de capital na Comissão de Valores Imobiliários (CVM).
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