A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (3) a autorização para a instalação de 50 novos terminais portuários no país. De acordo com a SEP (Secretaria Especial de Portos), os investimentos previstos nesses terminais estão em torno de R$ 11 bilhões. Os terminais ainda precisam aguardar 90 dias até o início da construção. Ainda há 77 em análise pela SEP.

CARREGANDO :)

Os terminais portuários privados começaram a ser autorizados após o governo aprovar uma medida provisória de portos no Congresso em maio. Em dezembro, ao anunciar a edição da medida provisória, o governo anunciou que previa investimentos de R$ 54 bilhões no setor.

Os empreendimentos anunciados contemplam todas as regiões do país, sendo que 27 serão instalados no Norte, três no Nordeste, três no Centro-Oeste, 12 no Sudeste e cinco no Sul.

Publicidade

A capacidade de movimentação esperada é de 114 milhões de toneladas ao ano. Hoje o país movimenta cerca de 1 bilhão de toneladas de mercadorias.

"Temos que superar a burocracia", diz Dilma

Ao anunciar a autorização para a instalação de 50 terminais portuários privados no país, a presidente Dilma Rousseff disse que o país precisa de práticas mais modernas de gestão.

"Nós temos uma tradição muito forte burocrática. Temos que superá-la em busca de melhores práticas, mais modernas", disse a presidente.

Segundo ela, a nova lei de portos, que permitiu esse tipo de autorização num modelo que o governo considera mais simples, é uma forma de dar agilidade aos processos e dar regras claras para o setor.

Publicidade

"Fazer o simples pode parecer fácil. Mas, talvez seja a coisa mais difícil", disse a presidente lembrando que o anúncio de hoje é um primeiro passo para a modernização dos portos no país.

O ministro de Portos, Leônidas Cristino, afirmou que entre setembro e outubro começam a ser lançados os editais para novos terminais portuários dentro de portos públicos, começando pelos portos de Belém e Santos.