Falta de planejamento e desconhecimento do mercado são os principais fatores para a falência ou estagnação de 41, 64% dos micro e pequenos negócios, aponta o estudo "Causas de Desaparecimento das Micro e Pequenas Empresas", do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), divulgado nesta terça-feira.
Outros 16,51% dos negócios de pequeno porte não sobrevivem ao mercado por conta da complexidade tributária e burocracias a serem cumpridas.
A dificuldade de acesso a crédito e financiamento acomete 14,43% dos empreendimentos. As novas tecnologias de gestão, por conta do alto custo, representam problemas para 11,76% das pequenas empresas.
Segundo o levantamento, as micro e pequenas empresas somam 85% do total de empresas no Brasil, enquanto que as médias e grandes somam os outros 15%. As microempresas detêm 46,82% do mercado e as pequenas empresas, 7,39%.
Ainda de acordo com o estudo do IBPT, no primeiro ano de vida, 16,32% das empresas encerram as suas atividades.
Entre um e cinco anos de vida, 44,95% dos empreendimentos desaparece e até 20 anos de existência mais de 87% das empresas encerram suas atividades.