O Índice de Expectativas da indústria caiu pelo oitavo mês seguido. Confira no gráfico| Foto:

A Rede Slaviero Hotéis comemora os 30 anos de atividade, completados em setembro, anunciando um plano de expansão para a próxima década que alcança investimentos de R$ 800 milhões. A meta é estar presente em todas as capitais brasileiras e chegar a 60 unidades, o equivalente a quatro novos hotéis por ano. A rede administra hotéis em cinco estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso. O diretor-geral, Eduardo Campos (foto), falou à repórter Elisa Lopes sobre as três décadas da empresa e os novos investimentos.

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Como o grupo nasceu?

Em 1981 nós abrimos o primeiro empreendimento, o Slaviero Palace Hotel, e a partir daí tivemos uma expansão bem forte, chegando hoje a 21 empreendimentos, dois agora para inaugurar no fim do ano.

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O que garantiu o crescimento da rede?

O sucesso das nossas operações, tanto no resultado do negócio quanto na prestação de serviço. A expansão é viabilizada por meio de parcerias com investidores, e eles também esperam um resultado do valor investido. Nossos resultados atraíram novos investimentos. São investidores felizes buscando novos negócios.

Há planos de uma grande expansão...

A meta é estarmos com 60 unidades daqui a dez anos. Nós gostamos do negócio, achamos que o turismo, tanto o de lazer quanto (e principalmente) o turismo corporativo, que é o grande foco hoje do nosso trabalho, está crescendo muito no país. Os investimentos nessa área estão sendo muito interessantes, também pela melhora da economia brasileira, e é isso que está nos motivando a buscar um crescimento mais forte.

A rede está mais focada nos executivos brasileiros?

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Depende do mercado, mas a grande maioria é executivo brasileiro, sim. Infelizmente o Brasil ainda tem um movimento pequeno de estrangeiros. Nos últimos anos o país recebeu anualmente 5 milhões de estrangeiros, e esse número não cresce. O crescimento do turismo no Brasil é interno, de brasileiros viajando mais e mexendo a economia.

E com a chegada da Copa?

Estamos nos expandindo porque acreditamos no crescimento da hotelaria e do turismo. Claro que a Copa motiva, também. Ainda mais com todos os investimentos que estão sendo feitos nas cidades. Mas a nossa expansão não é por causa da Copa. Um evento de 30 dias não dá retorno a ninguém.

Como a rede hoteleira evoluiu nos últimos anos?

Nos últimos dez anos houve uma profissionalização muito grande. As grandes empresas investiram bastante em novos empreendimentos. Mas há cidades com uma oferta boa de hotéis e outras que precisam de novidades. As principais cidades têm estrutura muito boa, e também existe um potencial interessante em cidades menores no interior.

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Starbucks ou não?

Os Starbucks lovers estão ansiosos com a possível chegada da marca a Curitiba, ainda mais com a abertura do novo shopping do empresário paranaense Salomão Soifer, o Pátio Batel. Ninguém confirma, mas também não se desmente. A assessoria da cafeteria multinacional diz, por nota, que os planos de expansão da marca para este ano estão focados apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Como a inauguração do Pátio Batel está prevista para o fim de 2012, segue o falatório entre os curitibanos. A expectativa fica ainda maior com o padrão das marcas em negociação, como Louis Vuitton, Tiffany & Co, Burberry, Ermenegildo Zegna e Hugo Boss.

Segundo se comenta...

...a Renault teria procurado o então governador Roberto Requião, em 2008, para falar sobre os projetos de ampliação da operação brasileira. A ideia era produzir em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o sedã Fluence. Mas a falta de diálogo acabou ajudando a empresa a optar pela fábrica de Córdoba, na Argentina, que hoje exporta o modelo para o mercado brasileiro.

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Gestão eficiente

O governador Beto Richa assina quarta-feira um protocolo de intenções com Movimento Brasil Competitivo, comprometendo-se a adotar o Programa Modernizando a Gestão Pública, cujas ferramentas ajudam os gestores a aumentar receitas, reduzir despesas e melhorar a administração. O programa já foi executado nos poderes executivos de 11 estados, oito municípios, um ministério e dois órgãos do Poder Judiciário.

A parceria vai ser selada com a presença de Jorge Gerdau Johannpeter, membro do Conselho Superior do MBC, e de Erik Camarano, diretor presidente da instituição.

Ranking

A empresa paranaense Caetano Branco está entre as 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa realizada pela revista Exame em parceria com a consultoria Delloite. Com base no crescimento dos últimos três anos, a empresa ficou em 132.º lugar, registrando crescimento de mais de 50% entre 2008 e 2010, ano em que ultrapassou o faturamento de R$ 100 milhões.

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Na sede em São José dos Pinhais, onde trabalham 250 funcionários, a Caetano Branco produz peças de reposição para motocicletas e é referência em produtos de força e energia, em especial para o agronegócio.