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Planos de saúde terão de mostrar no mapa onde estão médicos e hospitais

As operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários serão obrigadas a divulgar, a partir de sábado, em suas páginas na internet, os endereços de médicos e hospitais de sua rede credenciada. Por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), deverão publicar a informação com o uso de mapas. As empresas que descumprirem a norma pagarão multa de R$ 25 mil.

A medida está prevista em resolução publicada no fim do ano passado, que passou a valer nesta semana. A diretora adjunta de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Carla Soares, explicou que as grandes empresas deverão divulgar os locais de forma dinâmica. "É como no Google Maps. O cliente vai buscar um ponto específico e poder ver a imagem em três dimensões", explicou.

As operadoras menores, com menos de 100 mil beneficiários, têm prazo até dezembro para se adequar às novas normas. Para as que possuem entre 20 mil e 100 mil clientes, a exigência é que divulguem mapas estáticos. Já as que têm menos de 20 mil pessoas em sua carteira deverão publicar apenas a lista dos endereços.

Carla ressaltou que o objetivo da norma é facilitar a vida dos clientes. Além de localizar mais facilmente todos os profissionais de saúde, eles poderão obter informações sobre outras empresas, o que aumenta a concorrência no setor. As operadoras também deverão atualizar em tempo real a rede credenciada. "Sabemos que existe uma troca constante de prestadores. Queremos conscientizar o consumidor do poder de escolha que ele tem", disse.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 15 grupos de operadoras de planos de saúde, de um total de 1.396 em atividade no país, informou que as empresas já estão preparadas para as novas regras de divulgação e algumas, inclusive, já ofereciam o serviço de localização por georreferenciamento. A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) observou que as pequenas operadoras já estão trabalhando para se adaptar à norma. "Mesmo com a mudança, as empresas vão continuar oferecendo os livros com os endereços dos profissionais cadastrados, pois muitas pessoas não têm acesso à internet", informou, por meio de nota.

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