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Consumo

Planos de saúde voltam a liderar ranking nacional de reclamações

Após ficar em segundo lugar em 2011, os planos de saúde voltaram ao topo de reclamações do ranking do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O setor foi o que mais registrou problemas no último ano, seguido pelo financeiro, de produtos e telecomunicações.

As principais queixas dos consumidores são negações de cobertura dos planos, reajuste por faixa etária e anual, e descredenciamento de prestadores de serviço. Um dos motivos, segundo o Idec, é o crescimento dos planos coletivos. O instituto afirma que isso ocorre porque esses contratos não são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O líder do ranking de reclamações do Procon-SP, e segundo no Idec, o setor financeiro recebe reclamações principalmente relacionadas a cartões de crédito e consórcios. Segundo o Banco Central, cobranças de taxas e de serviços não contratados também são alvo de críticas dos consumidores. Outras queixas são endividamentos, taxa de juros, portabilidade de crédito e inscrição em cadastro de maus pagadores.

O setor de produtos é o terceiro colocado do ranking e traz como principais reclamações os celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. A telefonia também ficou em posição de destaque, principalmente a móvel, devido à falta de sinal e quedas de ligações.

A lista segue ainda com os serviços de energia elétrica,ensino, imóveis, lazer, veículos e comércio eletrônico. O total de orientações feitas pelo Idec em 2012 foi de 9.413. Entre elas, 5.413 foram referentes a dúvidas sobre relações de consumo e 4 mil sobre ao andamento de ações judiciais.

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