Das dúvidas mais simples às mais complexas, o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda sempre gera insegurança no contribuinte. Erros podem levar o declarante para a malha fina e uma boa orientação ainda ajuda a detalhar os rendimentos para expor melhor a condição fiscal do cidadão. O resultado pode significar economia na hora de recolher imposto ou ganho na restituição.
Para esclarecer dúvidas sobre o Leão e descomplicar a declaração, a FAE Centro Universitário desenvolve o projeto Amansando o Leão. A ação orienta gratuitamente os cidadãos quanto às dúvidas sobre o Imposto de Renda de Pessoa Física. Os plantões serão realizados em Curitiba e São José dos Pinhais, até o dia 26 de abril.
Durante o atendimento serão esclarecidas dúvidas como declaração de cônjuges, bens imóveis quitados ou financiados e rendimentos de alugueis e vendas, lucros de sócios de empresas, aposentados, autônomos e demais profissionais, inclusão de dependentes e alimentados, despesas com educação e saúde, opção pela declaração completa ou simplificada e quais os erros mais comuns cometidos pelos declarantes.
Para ter acesso à orientação, é necessário levar a cópia da declaração do IRPF anterior (caso tenha declarado) e os informes de rendimentos obtidos no ano passado. Também é preciso agendar o atendimento pelo fone 0800-727-4001. Doações de alimentos não perecíveis são bem-vindas.
Nesta quarta-feira, 8, serão realizadas palestras sobre as etapas do Imposto de Renda, como dados, malha fina e utilização do programa. Será das 19 às 21 horas, no Teatro Bom Jesus, com a participação do técnico da Delegacia da Receita Federal em Curitiba, Luiz Omar Setúbal Gabardo. A palestra é gratuita e aberta ao público. Informações pelo fone (41) 2105- 4078.
Confira a agenda do plantão tira-dúvidas