A Petrobras informou que a plataforma P-51 começou a operar s 21h de ontem (24), dando início produção do poço MLS-99 do campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos.
Instalada em lâmina dágua de 1.255 metros, a 150 quilômetros da costa de Macaé, a nova unidade tem capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia.
Primeira plataforma semi-submersível construída totalmente no Brasil, a P-51 é considerada estratégica para a manutenção da auto-suficiência brasileira em petróleo.
De acordo com nota da Petrobras, a plataforma também será fundamental para o aumento da oferta de gás ao mercado brasileiro. Com capacidade para comprimir 6 milhões de metros cúbicos do produto, ela integra o Plano de Antecipação da Produção de Gás Natural (Plangás), criado para reduzir a dependência externa desse combustível.
A P-51 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sua construção gerou 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos O investimento total na unidade foi de aproximadamente US$ 1 bilhão.
Projetos paralelos de poder de Janja e Dino podem dificultar a reeleição de Lula
“Brazilianization”: como o Brasil deu origem a um termo pejorativo no exterior
Soldado de Israel em férias no Brasil vira alvo da PF e recebe apoio de Bolsonaro
De aborto a Gusttavo Lima: o que você perdeu enquanto estava curtindo as festas de fim de ano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast