Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sul

'Podemos avançar em banco dos Brics', declara Mantega

Os países avançados "estão crescendo pouco", por isso os integrantes do grupo Brics "dependem cada vez mais de si mesmos". A declaração foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em rápida entrevista nesta segunda-feira, ao chegar ao hotel, em Durban, na África do Sul, para a 5ª cúpula dos chefes de Estado do bloco, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Mantega disse que o objetivo do encontro é debater maior integração comercial e descobrir possibilidades de negócios entre as cinco nações. "Somos países que vamos continuar crescendo, temos dinamismo maior, temos que aproveitar nossos mercados."

O ministro afirmou que os cinco países podem "avançar" nas negociações para criação de um banco de desenvolvimento do Brics e que, no encontro, discutirão o estreitamento de laços econômicos. Em companhia do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, Mantega acrescentou ser possível ir adiante no debate sobre um acordo para uso conjunto de reservas cambiais, em caso de crise de liquidez ou ataque especulativo, o que daria cobertura quando faltassem recursos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.