Polícia localiza carros usados no atentado ao candidato a prefeito, José Aprígio da Silva, de Taboão da Serra (SP)| Foto: Ian de Freitas/ Divulgação SECOM/PMTS
Ouça este conteúdo

A Polícia Civil de São Paulo informou neste sádado (19) que localizou dois carros usados no atentado contra candidato à reeleição, José Aprígio da Silva (Podemos). Um dos veículos estava incendiado, na cidade de Osasco (SP). O outro, um Fiat/Siena, usado na fuga dos criminosos, foi localizado na mesma cidade, numa casa.

CARREGANDO :)

A Polícia Federal de São Paulo também vai investigar o caso, informou o site Poder 360.

O candidato foi baleado no ombro nesta sexta-feira (18) quando voltava de uma visita aos bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada. O carro oficial da prefeitura, um Jeep Renegade, transitava pela rodovia Régis Bittencourt, que corta a cidade. Um veículo Kwid na cor vermelha emparelhou e efetuou diversos disparos.

Publicidade

Aprígio foi inicialmente levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Akira Tada, em Taboão da Serra e, em seguida, transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“As autoridades policiais já foram acionadas e estão conduzindo as investigações para esclarecer os detalhes e encontrar os responsáveis. O prefeito José Aprígio da Silva, que concorre à reeleição neste 2º turno, encontra-se estável no momento da transferência”, afirmou a Secom.

O candidato 25,93% dos votos no primeiro turno da eleição, ou 38.896 em valores absolutos. Vai disputar a cadeira de prefeito com o Engenheiro Daniel (União), que conquistou 48,98%, ou 73.479 votos.

Políticos repudiam violência

No final da tarde de ontem, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manifestou solidariedade e chamou o ocorrido de “inaceitável”.

“Repudio veementemente o atentado sofrido pelo prefeito de Taboão da Serra e candidato à reeleição, Aprígio, com quem estive no dia de ontem, inclusive, participando da nossa reunião com as concessionárias de energia. O que vimos acontecer é absolutamente inaceitável. Desejo uma pronta recuperação ao prefeito e coloco aqui o meu compromisso de investigar e punir os responsáveis.”

Publicidade

Tarcísio já havia gravado um vídeo em apoio ao candidato no primeiro turno, apesar de seu partido, Republicanos, estar na coligação do adversário, Engenheiro Daniel.

Daniel anunciou uma pausa na campanha até que o prefeito se recupere e os atiradores sejam presos e responsabilizados.

“Não sabemos ao certo o que aconteceu. Eu peço que o governador do estado de São Paulo mobilize toda sua estrutura de inteligência e investigação da polícia para que esses criminosos sejam capturados e punidos com a maior urgência possível”, disse.

Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, disse que o atual momento é de cautela.

“Aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos. O Podemos reitera o repúdio a qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso com o respeito, a democracia e o diálogo”, afirmou.

Publicidade

Quem é o José Aprígio da Silva

Aprígio tem 72 anos e é empresário. Nasceu na cidade de Minador do Negrão, interior de Alagoas, e já trabalhou como servente de pedreiro. Casado há 46 anos, é pai de quatro filhas e tem cinco netos. Seu patrimônio declarado ao Superior Tribunal Eleitoral é de R$ 8.308.580.

Em 1996, criou a Cooperativa Habitacional Vida Nova, que atua na área de construção civil. O grupo tem 10 empreendimentos habitacionais construídos em 51 torres, um centro empresarial com hotel, 384 salas comerciais e um shopping, o Taboão Plaza Outlet, inaugurado em 2016.

Na política, foi vereador em 2004, reeleito na eleição seguinte. Disputou a prefeitura da cidade em 2012 e em 2016, sem sucesso. Em 2014, ficou na suplência de deputado estadual. Em 2018, foi eleito deputado estadual.