Uma companhia sul-africana de tecnologia da informação anunciou esta semana que provou que é mais rápido transferir dados com a ajuda de um pombo-correio que enviá-los pela rede da Telkom, maior empresa de Internet do país.
Velocidade da Internet e conectividade na maior economia da África são baixas por causa de escassez de banda, que também é cara.
A agência de notícias local SAPA publicou que um pombo de 11 meses de idade, Winston, levou uma hora e oito minutos para voar 80 quilômetros dos escritórios da Unlimited IT, perto de Pietermaritzburg, para a cidade costeira de Durban com um cartão de memória amarrado em uma das patas.
Incluindo o download dos dados, foram necessárias duas horas, seis minutos e 57 segundos para que apenas quatro por cento dos mesmos dados fossem transferidos com uma linha da Telkom.
A SAPA informou que a Unlimited IT decidiu fazer o "teste" depois dos funcionários ficarem frustrados com a lentidão da conexão de Internet.
A companhia tem 11 centrais de atendimento a clientes no país e normalmente precisa transferir dados para suas outras unidades.
Representantes da Telkom não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto.
A velocidade de Internet na região deve melhorar assim que um novo cabo submarino de fibra ótica, de 17 mil quilômetros de extensão, que ligará o sul e o leste da África a outras redes, se tornar operacional antes da abertura da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.