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Ponto Frio baixa lucro do Pão de Açúcar

Resultado de ontem foi o primeiro incluindo dados do Ponto Frio, comprado em 2009 | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Resultado de ontem foi o primeiro incluindo dados do Ponto Frio, comprado em 2009 (Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo)

O Grupo Pão de Açúcar teve lucro líquido de R$ 188,5 milhões no primeiro semestre, incluindo as operações da rede Ponto Frio, de acordo com os dados divulgados ontem. O resultado é 6,3% inferior ao obtido no mesmo período em 2009. No segundo trimestre, o resultado foi pior: queda de 52,6% em comparação com os meses de abril a junho de 2009 – sem considerar o Ponto Frio, a queda do lucro no trimestre teria sido de 37,4%.No acumulado de abril a junho, as vendas brutas do grupo totalizaram R$ 7,82 bilhões, com crescimento de 11,5%. Nesse intervalo, foram abertas 13 novas lojas, das quais dez foram em São Paulo, e o grupo encerrou o segundo trimestre com 1.102 unidades. No semestre, o faturamento foi de R$ 15,6 bilhões, com expansão de 15,5%. Os resultados não incorporam os números da Casas Bahia.

Segundo o relatório de administração que acompanha o balanço, o lucro líquido do período foi impactado pelo efeito extraordinário da adesão ao programa de parcelamento de impostos. Esse valor líquido de Imposto de Renda e do efeito de participação de minoritários totaliza R$ 44,5 milhões, conforme o relatório. Desconsiderando esse valor, o lucro líquido ajustado seria de R$ 127 milhões, o que re­­presentaria uma redução de 3,6%.

O Ebitda consolidado (medida de geração de caixa) totalizou R$ 394,9 milhões, o que significou uma alta de 14,4% sobre o mesmo intervalo do ano passado, enquanto a margem Ebitda encerrou o período em 5,7%, queda de 1,2 ponto porcentual. Sem o Ponto Frio, o Ebitda avançou 4,2%, para R$ 359,7 milhões, com margem de 6,4%.

A receita líquida consolidada totalizou R$ 6,977 bilhões no segundo trimestre, alta de 39,4% sobre o mesmo intervalo de 2009. Excluindo-se as operações do Ponto Frio, as vendas líquidas no período cresceram 12,7%, para R$ 5,641 bilhões. As vendas apenas por meio da internet, pelos sites Pontofrio.com.br e Extra.com.br, cresceram 45,4%.

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