O grupo de inspetores da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) deverá chegar em Atenas por volta do meio-dia, para avaliar se o país tem condições de receber a próxima parcela do pacote de ajuda financeira. A visita das autoridades ocorre em meio a uma onda de protestos da população local, enquanto o governo estuda novas medidas de austeridade para assegurar o recebimento da ajuda.
Mais cedo, dezenas de manifestantes ocuparam o Ministério das Finanças da Grécia, em um esforço para impedir que os inspetores entrem no edifício, enquanto o gabinete da Grécia estava previsto para discutir cortes nos salários dos funcionários públicos, entre outras ações, a fim de reduzir o déficit orçamentário.
"Nós esperamos realizar as primeiras reuniões (com os inspetores) no final da tarde, mas a hora exata não foi decidida ainda", disse um funcionário do ministério das Finanças da Grécia. "Enquanto isso, a reunião de gabinete pode ir até tarde."
Um funcionário do Ministério das Finanças afirmou que a Grécia espera concluir essas conversações mais tardias durante o fim de semana, antes da reunião dos ministros das Finanças europeus no dia 3 de outubro, em Luxemburgo. Se os inspetores aprovarem o plano orçamentário da Grécia, uma reunião separada dos ministros das Finanças está prevista para meados de outubro para aprovar o mais recente desembolso de ajuda ao país. Na segunda-feira, a Grécia deverá apresentar seu plano para o orçamento de 2012 ao Parlamento. As informações são da Dow Jones.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast