O Snapchat, aplicativo em que as pessoas enviam aos amigos fotos e vídeos que são deletadas automaticamente após alguns segundos, pode virar ferramenta de marketing digital. A ferramenta é especialmente popular entre adolescentes, que a usam para fugir dos adultos no Facebook.
Assim como as redes sociais, o app permite que as empresas entrem em contato com seus clientes -desde que eles queiram inclui-las em sua lista de amigos.
"O perfil da plataforma já diz algumas coisas. Passa uma mensagem de urgência, imediatismo e agilidade. Pode fazer sentido para marcar que queiram ter a imagem associada e esses tributos", explica Patricia Albuquerque, sócia-diretora de conteúdo da MSLGROUP Espalhe.
Segundo ela, é preciso ficar atento ao público alvo. A maior parte de usuários do aplicativo é jovem.
Lucas Diniz, analista de "social media" da agência de marketing digital Cadastra, destaca o tom pessoal que a ferramenta pode agregar à relação entre empresa e usuário.
"A empresa manda mensagem para alguém que aceitou ser sua 'amiga'. Isso dá um tom muito mais pessoal, diferente da presença da marca no Facebook, por exemplo, em que as companhias despejam anúncios.", diz.
Para Albuquerque, ainda que você atinja menos pessoas no Snapchat, o engajamento é maior. "Hoje as empresas não brigam mais por presença, mas por atenção."
Ela também destaca a sofisticação da linguagem audiovisual em ações de marketing digital. "Em 2008, o consumo de vídeo na internet era marginal, hoje 50% do uso da rede está relacionado a vídeos", afirma.
Veja em que tipo de ação de marketing o Snapchat pode ajudar:
Promoções relâmpagos
Promoções e descontos que com prazo curto podem ser divulgadas pelo Snapchat, aproveitando sua imagem de imediatismo.
Cupons de desconto
"Distribuir cupons de desconto, que obriguem o usuário a tirar um "print screen" da tela engaja o usuário", afirma Diniz.
Gincanas
Outra maneira de engajar os usuários é oferecer prêmios para quem responder o recado da empresa mais rápido, enviar foto ou vídeo primeiro etc.
Crowdsourcing
Conhecer a opinião e receber sugestões dos usuários de maneira mais pessoal é uma vantagem. É uma ótima oportunidade para se relacionar com formadores de opiniões on-line.