Num primeiro momento, o Snapchat parece não fazer muito sentido. O aplicativo permite que usuários troquem fotos e vídeos que permanecem visíveis por no máximo 10 segundos depois disso, a imagem ou o filme desaparece e não pode ser visto novamente. Nas últimas semanas, o Snapchat vem conquistando espaço no mercado brasileiro. No iTunes do Brasil, entrou na lista dos cinco mais baixados na categoria de vídeos e fotos. Também está entre os 25 mais baixados entre todos os aplicativos disponíveis na loja da Apple e entre os 40 do Google Play, a loja de apps do Android. Os dados são da App Annie, consultoria do mercado de aplicativos.
Jenna Wortham, repórter de tecnologia do New York Times, defende que o Snapchat é um antídoto para o mundo em que vivemos hoje. "Porque as imagens enviadas por meio do aplicativo se autodestroem depois de alguns segundos da abertura, o Snapchat vem sendo saudado como antídoto a um mundo no qual quase todos os sentimentos, celebrações e momentos são capturados, e depois compartilhados, registrados, comentados, armazenados, submetidos a buscas e vendidos. Para as pessoas que não querem se preocupar com o futuro ressurgimento de fotos comprometedoras ou posts embaraçosos, os atrativos do app parecem evidentes", escreveu ela.
A curitibana Mariana Bello, de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, começou a usar o aplicativo há pouco mais de uma semana e já convenceu alguns amigos a baixá-lo também. Segundo ela, o Snapchat pode ser uma alternativa ao Whatsapp, o popular aplicativo para troca de mensagens. "É aquela coisa: uma imagem vale mais que mil palavras. Você está fazendo alguma coisa, não dá tempo de mandar um texto e você só envia uma foto e já interage", diz. Ela também lembra que, com o Snapchat, aquela preocupação de ficar "perfeita" na foto não existe. "Do jeito que você está você manda, não tem aquela preocupação de ficar bonita", conta ela.
O Snapchat não permite buscar fotos no arquivo do celular todas as fotos enviadas precisam ser tiradas na hora. O aplicativo também avisa quem enviou a mensagem caso o destinatário utilize o recurso do iPhone para capturar a imagem da tela uma tentativa de guardar a foto enviada. Entre os usuários do Snapchat, há uma regra não escrita que "não é legal" fazer o print screen da tela. "Um amigo meu fez isso logo nos primeiros dias e depois passei a evitar mandar coisas pra ele. [Com ele] já fico me preocupando se a foto ficou boa. Ou eu mando uma que dure apenas um segundo", conta Mariana. O aplicativo permite que o usuário escolha o tempo de duração em que a foto vai ficar visível entre 1 e 10 segundos.