• Carregando...
Leandro Teixeira, do Aos Democratas, quer retribuir os conselhos que recebeu quando abriu o bar | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Leandro Teixeira, do Aos Democratas, quer retribuir os conselhos que recebeu quando abriu o bar| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Entrar em um ônibus e se deparar com a realidade de empreendedores é a proposta da Rota do Empreendedor, linha de transporte que vai percorrer empreendimentos em Curitiba na quinta-feira com pessoas que estão buscando abrir o novo negócio. O evento faz parte da Semana Global do Empreende­dorismo, que ocorre simultaneamente em cem países até o domingo. A experiência de levar interessados em empreender ao encontro de empresários que obtiveram sucesso, de acordo com os especialistas, vale por mostrar, na prática, os desafios e as conquistas de quem se propõe a virar o seu próprio chefe.

Serão três passeios com roteiros diferentes nesta quinta-feira: pela manhã, o tema da excursão é "Empreen­dedores de Curitiba"; à tarde, "Empreende­dorismo Social"; e à noite, "Ba­­res e Restaurantes". "A intenção é mostrar casos de sucesso para aqueles que desejam empreender. Poderíamos levar os interessados a grandes empresas, mas sabíamos que isso iria distanciar o sonho do empreendedor da realidade. Queremos mostrar casos palpáveis", salienta Mariana Lima Halfen, uma das organizadoras da rota e fundadora da Aster, agência de turismo de experiência.

As paradas da Rota do Em­­preendedor incluem uma visita à Escola de Criatividade, uma conversa com Valdir Novaki (o Valdir Pipoqueiro), bate-papos com a Aliança Em­­preeededora e com o EcoCida­dão, e uma ida no bar Aos Democratas e ao Ori­ginal Beto Batata. "Nestes três eixos temáticos é possível que os empreendedores tenham contato com histórias que provocam inspiração, além de mostrar Curitiba por um ângulo empreendedor, que é muito interessante", analisa Mariana.

Apoio

O proprietário do Aos Democratas, Leandro Teixeira, conta que abrir as portas de seu negócio é uma maneira de retribuir o apoio que teve desde que abriu o bar. "Quando começamos, tínhamos três funcionários e 20 lugares; hoje são 250 funcionários em três casas e podemos atender mil pessoas. Crescemos muito nestes oito anos, com apoio, e por isso acho importante passar isso para a frente", ressalta.

Abordagem prática

Para a coordenadora da Semana Global do Empreende­dorismo no Paraná, Vanessa Liebl, a oportunidade oferece uma abordagem prática de um negócio. "Mesmo quem está buscando orientações pode vê-las de uma maneira abstrata. Ir ao local e falar com o empresário é uma maneira de conhecer a vivência e se motivar para empreender", destaca.

Serviço

Os passeios ocorrem nesta quinta-feira e as vagas são limitadas – serão apenas 15 empreendedores por roteiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.turismoaster.com.br/rota-inscricao.html, ao custo de R$ 5.

A programação completa da Semana Global de Empreendedorismo, que termina no dia 20 de novembro, pode ser conferida pelo site www.semanaglobal.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]