Entrar em um ônibus e se deparar com a realidade de empreendedores é a proposta da Rota do Empreendedor, linha de transporte que vai percorrer empreendimentos em Curitiba na quinta-feira com pessoas que estão buscando abrir o novo negócio. O evento faz parte da Semana Global do Empreendedorismo, que ocorre simultaneamente em cem países até o domingo. A experiência de levar interessados em empreender ao encontro de empresários que obtiveram sucesso, de acordo com os especialistas, vale por mostrar, na prática, os desafios e as conquistas de quem se propõe a virar o seu próprio chefe.
Serão três passeios com roteiros diferentes nesta quinta-feira: pela manhã, o tema da excursão é "Empreendedores de Curitiba"; à tarde, "Empreendedorismo Social"; e à noite, "Bares e Restaurantes". "A intenção é mostrar casos de sucesso para aqueles que desejam empreender. Poderíamos levar os interessados a grandes empresas, mas sabíamos que isso iria distanciar o sonho do empreendedor da realidade. Queremos mostrar casos palpáveis", salienta Mariana Lima Halfen, uma das organizadoras da rota e fundadora da Aster, agência de turismo de experiência.
As paradas da Rota do Empreendedor incluem uma visita à Escola de Criatividade, uma conversa com Valdir Novaki (o Valdir Pipoqueiro), bate-papos com a Aliança Empreeededora e com o EcoCidadão, e uma ida no bar Aos Democratas e ao Original Beto Batata. "Nestes três eixos temáticos é possível que os empreendedores tenham contato com histórias que provocam inspiração, além de mostrar Curitiba por um ângulo empreendedor, que é muito interessante", analisa Mariana.
Apoio
O proprietário do Aos Democratas, Leandro Teixeira, conta que abrir as portas de seu negócio é uma maneira de retribuir o apoio que teve desde que abriu o bar. "Quando começamos, tínhamos três funcionários e 20 lugares; hoje são 250 funcionários em três casas e podemos atender mil pessoas. Crescemos muito nestes oito anos, com apoio, e por isso acho importante passar isso para a frente", ressalta.
Abordagem prática
Para a coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo no Paraná, Vanessa Liebl, a oportunidade oferece uma abordagem prática de um negócio. "Mesmo quem está buscando orientações pode vê-las de uma maneira abstrata. Ir ao local e falar com o empresário é uma maneira de conhecer a vivência e se motivar para empreender", destaca.
Serviço
Os passeios ocorrem nesta quinta-feira e as vagas são limitadas serão apenas 15 empreendedores por roteiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.turismoaster.com.br/rota-inscricao.html, ao custo de R$ 5.
A programação completa da Semana Global de Empreendedorismo, que termina no dia 20 de novembro, pode ser conferida pelo site www.semanaglobal.org.br.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast