Chega a Curitiba nesta quarta-feira a primeira unidade no Sul do Brasil da The Fifties Traditional Burger, rede de lanchonetes especializadas em hambúrgueres, batatas-fritas e milk-shakes. Com 20 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, a rede paulista começou um plano de expansão em 2010, após ter sido comprada por uma multinacional americana.
A estratégia é aproveitar o potencial brasileiro nas principais cidades do país. Além da unidade de Curitiba, que vai ser aberta no Shopping Curitiba, a rede inaugura em breve uma loja em Salvador, a primeira da região Nordeste, e outra na capital paulista.
O investimento na filial curitibana foi de R$ 2,8 milhões. O diretor-presidente da The Fifities, Gustavo Costa (foto) , conversou com o repórter João Pedro Schonart sobre a rede.
O que trouxe a The Fifities a Curitiba?
A cidade é a mais populosa da região e tem renda alta. Além disso, há várias operações de hambúrguer na cidade, como nenhuma outra na região tem. Essa peculiaridade nos fez escolher Curitiba como porta de entrada da rede no Sul do país. Nossa estratégia é testar o produto e o serviço na cidade, e, se bem aceito, levá-lo para outros lugares. O começo por Curitiba é estratégico, a cidade é a bola da vez.
A concorrência é, então, uma vantagem?
Vamos oferecer qualidade no produto, no serviço e no ambiente, inspirado na década de 1950. Não nos colocamos como concorrentes das grandes redes como McDonalds, Burger King e Bobs, mas sim do Madero e do Peggy Sue, por exemplo. Não temos pretensão de ser a maior rede da cidade, mas sim mostrar o que fazemos. O curitibano vai valorizar nosso sabor.
Como será o serviço? A rede trabalhará com combos em Curitiba?
As vendas serão de produtos separados, mas operamos com a opção de combos em outras unidades. Todas as alterações podem ser feitas para atender ao gosto do curitibano. Podemos trazer a solução conforme analisemos que seja necessário.
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50 milhões na rede
O Brasil já tem mais de 50 milhões de internautas ativos, que usam a rede constantemente em casa ou no trabalho. A marca foi vencida em maio, quando o número de usuários cresceu 4,2%, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online. No intervalo de um ano, o crescimento foi de 11%.
Há outras medições interessantes no estudo. O total de brasileiros com acesso à internet em casa ou no trabalho chegou a 68 milhões e o número de pessoas com acesso em qualquer ambiente (incluindo escolas, lan houses e outros) atingiu 82,4 milhões.
Copel em NY
O governador Beto Richa e o diretor presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, comemoram os 15 anos da listagem das ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova York, na quarta-feira, oferecendo almoço para investidores e analistas, na própria Bolsa.
No mercado internacional, a Copel também negocia papéis no Latibex, na Espanha.
Mais sanduíches
Em setembro, outra rede norte-americana de sanduíches vem disputar a preferência do consumidor curitibano. A Quiznos apresentou seus sanduíches tostados na ABF Franchising Expo, em São Paulo, e informou que dá um chute inicial no mercado com cinco lojas na capital paranaense, ainda neste ano.
Cooperação
A empresa norueguesa Aker Solutions, que tem unidades em Curitiba e no Rio de Janeiro, fechou uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico em projetos de pesquisa e desenvolvimento em óleo e gás.
O acordo contempla três frentes principais: desenvolvimento tecnológico, treinamentos específicos para a carreira técnica da empresa e a parceria nos programas de iniciação científica, mestrado e doutorado. A empresa fornece produtos, sistemas e serviços para os clientes na indústria de óleo e gás em todo o mundo.
Movelaria
A indústria moveleira paranaense trabalha para se "reinventar" e aumentar a rentabilidade. Os debates do 3.º Congresso Moveleiro, na terça-feira, em Curitiba, no Cietep, vão tratar de profissionalização da gestão, processos industriais modernos e novos mercados. A temática emergiu dos seminários feitos em maio nos polos moveleiros de Ponta Grossa, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão.
O setor tem 2.417 empresas que geram 39.618 empregos diretos. Em 2011 as empresas paranaenses de móveis exportaram US$ 119,41 milhões, 13% do total brasileiro.
O empresário Mario Gazin, presidente do grupo que leva seu nome, vai encerrar o evento com uma palestra sobre o impacto da Copa nos negócios. A Móveis Gazin é a melhor empresa para trabalhar no Paraná, conforme o ranking Great Place to Work 2011, da Gazeta do Povo.
Investimento inteligente
O cruzamento de duas décadas de dados sobre qualidade de vida do brasileiro, representado pelo Índice Itaú de Bem-Estar Social, mostra que os avanços são expressivos mas que nem sempre o aumento do bem-estar andou junto com o crescimento econômico do país. A conclusão é importante para mostrar que a qualidade de vida do brasileiro pode melhorar mesmo quando o cenário é de crescimento modesto.
Fundamental é que os investimentos em saúde, segurança, educação, e saneamento sejam priorizados, independente do momento econômico.
Cooperativismo
O setor cooperativista espera mobilizar 38 mil estudantes a partir de amanhã, em todo o Paraná, nas atividades socioambientais do programa Ação Cooperativa, que celebra o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A programação vai ocorrer em 53 municípios do estado em junho e julho, promovida pelo Sicredi e pelo Sescoop.
Os estudantes vão participar de oficinas de jogos, apresentações culturais e ações sociais e ambientais, como o plantio de árvores, blitze educativas, passeatas, arrecadação de livros, cobertores e alimentos, e visitas a asilos