A Infraero, estatal administradora de aeroportos, prevê que Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) precisarão de novos terminais dentro de 10 anos, afirmou nesta quinta-feira o presidente da empresa, Gustavo do Vale.
Segundo ele, nesse mesmo prazo os aeroportos de Curitiba (PR) e Confins (MG) terão de ampliar sua capacidade, com novas pistas, por exemplo.
Vale disse que, pessoalmente, acha que um eventual novo aeroporto em Porto Alegre poderia ser desenvolvido juntamente com a iniciativa privada, mas afirmou que não há estudos no governo nesse sentido.
"Passou da hora de ter outro aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre", disse Vale, que participou nesta quinta-feira de audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.
Ele também afirmou que, em um prazo de 20 anos, um novo aeroporto será necessário nas proximidades de São Paulo, apesar das ampliações previstas para Guarulhos e Viracopos.
CONCESSÕES
Durante a audiência, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse que o governo está analisando novas concessões de aeroportos à iniciativa privada, mas disse que ainda não há definição sobre quando isso poderia ocorrer, nem em quais terminais.
No mês passado, o governo realizou leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília, visando alavancar os investimentos para expandir os terminais antes da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast