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Paranaguá

Porto atende armadores e cria janelas de atracação

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) atendeu uma reivindicação antiga de operadores e armadores e instituiu janelas de atracação para navios "full contêineres" no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). As janelas permitem que os armadores agendem as escalas de navios no porto, o que facilita o planejamento. O pedido para a criação de janelas vem desde o ano passado e era negado pela Appa, que alegava que o modelo pretendido beneficiava grandes armadores internacionais.

A Appa batizou o novo modelo, que vinha sendo estudado desde o ano passado, de "janelas públicas de atracação". De acordo com informações divulgadas pela entidade, as janelas serão oferecidas com dia e hora pré-estabelecidos para os serviços semanais regulares de navios "full contêineres". Será preciso enviar uma solicitação formal que comprove o interesse, demanda de carga e freqüência semanal. O armador deverá apresentar movimentação mínima superior a 180 movimentos por atracação. Caso essa produtividade não seja cumprida, o navio terá que desatracar e aguardar por um novo chamado do TCP.

De acordo com a Appa, a medida agradou muitos os armadores. "A aprovação das janelas de atracação facilita muito o trabalho de importação e exportação, já que conseguimos fazer planejamento com antecedência. Com as janelas de atracação temos a garantia de que os navios atracarão no período planejado, sem ter que repassar cargas para outros portos", disse o gerente de logística da empresa CNH, Gustavo Peret Dias, em texto divulgado pela Appa.

Em novembro do ano passado, armadores chegaram a ameaçar deixar de operar no Porto de Paranaguá.

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