O Porto de Paranaguá foi autorizado a realizar testes para operar cargas e descargas de navios de até 368 metros de comprimento e 51 metros de largura. Atualmente, a capacidade do local é de receber navios de até 335 metros de comprimento e 45,2 metros de boca.
No total, dez navios irão atracar no terminal de cargas em caráter experimental. A partir do sucesso esperado para essas operações, a concessão de autorização definitiva pode ser emitida.
A Capitania dos Portos do Paraná concedeu a licença depois que obras de dragagem foram feitas no Canal da Galheta, acesso ao porto via mar. Com a melhoria, o canal passou a ter novamente profundidade de 15 metros, com 200 metros de largura.
O início das operações com os novos navios depende agora de os operadores agendarem o atendimento de embarcações deste porte. Até o momento, uma manobra de navios com capacidade máxima autorizada está prevista para o segundo semestre deste ano, segundo a assessoria de imprensa da Appa.
Manobras experimentais
A fase de manobras experimentais é um padrão para a autorização do recebimento de embarcações menores no porto. Os últimos aumentos no tamanho dos navios foram de 296 metros para 306 metros e, mais tarde, para embarcações com 335 metros.