O Porto de Paranaguá foi autorizado a realizar testes para operar cargas e descargas de navios de até 368 metros de comprimento e 51 metros de largura. Atualmente, a capacidade do local é de receber navios de até 335 metros de comprimento e 45,2 metros de boca.
No total, dez navios irão atracar no terminal de cargas em caráter experimental. A partir do sucesso esperado para essas operações, a concessão de autorização definitiva pode ser emitida.
A Capitania dos Portos do Paraná concedeu a licença depois que obras de dragagem foram feitas no Canal da Galheta, acesso ao porto via mar. Com a melhoria, o canal passou a ter novamente profundidade de 15 metros, com 200 metros de largura.
O início das operações com os novos navios depende agora de os operadores agendarem o atendimento de embarcações deste porte. Até o momento, uma manobra de navios com capacidade máxima autorizada está prevista para o segundo semestre deste ano, segundo a assessoria de imprensa da Appa.
Manobras experimentais
A fase de manobras experimentais é um padrão para a autorização do recebimento de embarcações menores no porto. Os últimos aumentos no tamanho dos navios foram de 296 metros para 306 metros e, mais tarde, para embarcações com 335 metros.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast