O contrato para a dragagem de aprofundamento do canal e da bacia do Porto de Paranaguá foi assinado nesta terça-feira (3) entre o ministro da secretaria dos Portos, Helder Barbalho, e o governador Beto Richa. No valor de R$ 394,2 milhões, as obras eram bastante aguardadas, já que permitirão que navios maiores possam atracar no porto paranaense.
A empresa vencedora do processo licitatório, a DTA Engenharia, fará o aprofundamento do Canal da Galheta. O projeto prevê a retirada de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos ao longo de todo o canal e na bacia de evolução, área utilizada por navios para manobra e atracação. Com isso, o canal de acesso passará de 15 metros para 16 metros de profundidade.
Já a bacia ganhará mais dois metros de profundidade, passando de 12 para 14 metros. As áreas intermediárias, localizadas entre o canal e a bacia, também terão 15 metros de profundidade. Este é o primeiro investimento do governo federal no porto de Paranaguá dos últimos 26 anos e o maior do país em dragagem.
Após a conclusão da obra, Paranaguá será capaz de receber 10,5 mil toneladas por navio, o equivalente a um acréscimo de 315 mil toneladas por mês na movimentação de cargas. Isso representa um aumento mensal, apenas no Corredor de Exportação, de 315 mil toneladas que poderão ser carregadas a mais. Atualmente, o porto recebe 30 navios de 13,30 metros de calado no máximo.
Além de aumentar a competitividade das exportações de grãos, a dragagem também vai contribuir para a redução dos fretes e permitir que graneleiros do tipo Panamax - navios com capacidade de até 80 mil toneladas - frequentem o porto.
A execução das obras será dividida em duas fases: elaboração do projeto básico e execução da obra. A previsão para a conclusão de todo o processo é de 22 meses.
No dia 6 de outubro, o governador Beto Richa assinou contrato no valor de R$ 156,9 milhões para dragagem de manutenção dos canais de acesso aos portos paranaenses. A manutenção dos canais é de responsabilidade do estado.
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