• Carregando...

O Porto de Paranaguá deve operar 24 horas por dia, em fase de experiência, a partir de 3 de maio e, de forma definitiva, do dia 6 do mesmo mês em diante. A informação é da Secretaria Especial de Portos (SEP) e foi divulgada nesta sexta-feira (19).

O funcionamento ininterrupto do porto paranaense faz parte de um projeto nacional que começa nesta sexta-feira com a operação 24 horas, em caráter experimental, dos portos de Santos e do Rio de Janeiro. A adoção definitiva do novo horário de funcionamento para estes locais deve ocorrer na segunda-feira (22).

Além de Paranaguá, também no dia 3 de maio, os portos de Suape, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza também entrarão em fase de experiência para começar a funcionar 24 horas por dia em caráter definitivo no dia 6 de maio.

Esses portos foram escolhidos devido ao volume de carga e veículos que movimentam. Os terminais já ficavam abertos 24 horas por dia, mas as equipes de fiscalização dos órgãos anuentes - Marinha, Polícia Federal, Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - atuavam apenas em horário comercial.

A partir de agora, as equipes de fiscalização desses órgãos também vão atuar 24 horas por dia para liberar cargas. As equipes vão trabalhar de forma integrada e eletrônica para sincronizar o fluxo de cargas com o objetivo de se evitar filas e congestionamento nos portos.

De acordo com a SEP, com a medida, o custo com logística deve cair em uma média de 25%. Estudos feitos pela secretaria demonstram que os principais custos envolvidos em operações de logística ineficientes estão associados a atrasos na liberação de cargas. As filas imobilizam navios, trens e caminhões, que ficam à espera de procedimentos burocráticos. "Os ganhos no aumento da agilidade e eficiência portuária se refletem na maior competitividade do País, seja nas exportações e importações, seja na transferência interna de mercadorias, com reflexos no preço final dos produtos aos consumidores", informou a SEP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]