Em medida emergencial para reduzir a fila recorde de navios dos últimos dias, o Porto de Paranaguá emitiu portaria nesta semana para abrir três novas vagas para a atracação dos navios de fertilizantes, responsáveis por cerca de metade do movimento atual do porto. O documento, que passou a valer na segunda-feira, dá prioridade ao desembarque de fertilizantes em três novos berços (locais para atracação de navios), que antes davam preferência a outros tipos de cargas (madeira, congelados e passageiros).
A medida agilizou o desembarque dos fertilizantes e dobrou o número de berços para esse tipo de carga antes, só três berços davam desembarque preferencial para fertilizantes. Agora, a capacidade de desembarque do produto dobrou: podem ser descarregadas 30 mil toneladas de fertilizante por dia, volume suficiente para descarregar um navio diariamente.
Paranaguá é o maior porto no país de desembarque de fertilizantes, produto essencialmente importado. Em 2011, 42% de todos os fertilizantes importados pelo Brasil entraram no país via Paranaguá.
Ontem, dos 101 navios que aguardavam para atracar no porto, 53 eram de fertilizantes.
O movimento tem sido especialmente grande no último mês devido à alta do dólar, que tem estimulado os importadores a vender seu produto agora, e também às chuvas que atingiram Paranaguá neste mês, que impediram o desembarque do produto por vários dias.
A administração do porto também concluiu ontem um diagnóstico dos processos de embarque e desembarque de fertilizantes e granéis sólidos em Paranaguá. A ideia é identificar falhas e promover forças-tarefa com os operadores e funcionários para otimizar os processos. "Queremos reduzir o tempo de desperdício. A ideia é não parar para beber água no meio da maratona", afirmou o superintendente do porto, Luiz Henrique Dividino.
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