O Porto de Paranaguá passa a receber navios de passageiros a partir de março do ano que vem. O navio Veedam, de bandeira norueguesa, deve aportar no litoral paranaense em 22 de março, trazendo 1.350 turistas. A ideia é que o porto passe a ter uma programação completa até o fim do próximo ano. O setor de cruzeiros marítimos cresce a 33% ao ano no país, segundo dados da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar). A entidade prevê que pouco mais de 400 cruzeiros e cerca de 900 mil turistas circulem no Brasil na temporada 2009/2010.
O Paraná agora quer entrar na disputa por esse mercado. "Já somos o maior porto graneleiro da América Latina, o principal canal de exportação da soja e o milho produzidos no Brasil. Temos capacidade técnica para receber navios de passageiros, mas isto envolve investimentos na adequação da infraestrutura não só de Paranaguá, mas de todo o estado", afirmou o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Administração dos Portos de Paraná e Antonina, Luiz Alberto de Paula César, à Agência Estadual de Notícias, órgão de Comunicação Social do governo do estado.
Entre as principais necessidades para que o porto passe a se tornar uma parada frequente de transatlânticos está a melhora da infraestrutura do cais, que hoje é pouco atraente ao turismo, com forte odor e vista pouco privilegiada. No caso de cruzeiros que ficarem ancorados por mais de três ou quatro noites, também será necessário um melhor planejamento de roteiros turísticos e a expansão da capacidade de recebimento de turistas em outras cidades do estado. A urgência nos investimentos pode ser notada pela exclusão de Florianópolis das escalas dos principais cruzeiros da atual temporada devido à falta de infraestrutura, com problemas no píer e no ponto de fundeio, vulnerável às variações climáticas.