Obras na Arena da Baixada, em Curitiba: eventos esportivos aquecem mercado para profissionais da área de infraestrutura| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

O mercado já se programa para o que deve comandar a economia brasileira em 2014, quando haverá eleições presidenciais e Copa do Mundo. A Michael Page, empresa especializada em recrutamento de executivos para média e alta gerência, realizou um levantamento sobre as profissões que estarão em alta no país em 2014.

CARREGANDO :)

Segundo Paulo Pontes, presidente da Michael Page no Brasil, no próximo ano vários setores estarão aquecidos, mas áreas ligadas ao marketing e obras de infraestrutura serão os mais requisitados. "No marketing, haverá uma forte procura especialmente pelo aumento de demanda no comércio varejista digital (e-commerce), bem como por conta do crescimento de segmentos relacionados à prestação de serviços e à qualidade do relacionamento com o cliente no ambiente digital. Além disso, a competição vem aumentando e posicionar bem as marcas para um grupo de mais de 40 milhões novos consumidores no país que migraram à classe média é o foco", diz Pontes.

A demanda acelerada por adequação da infraestrutura brasileira, fruto dos grandes eventos esportivos, aliada à necessidade de melhoria significativa na nossa condição logística, também vai aquecer o mercado de trabalho.

Publicidade

A pesquisa foi elaborada no mês de dezembro nos escritórios da Michael Page pelo país: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

As mais procuradas

Marketing Digital

Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente on-line, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados e alcançar um posicionamento muito mais assertivo junto ao público.

Planejamento Comercial

Publicidade

2013 foi um ano muito apertado para a indústria de bens de consumo, e as projeções para 2014 são de um mercado muito mais competitivo e com uma margem de lucro cada vez menor. Surge, então, a necessidade de posições com foco mais estratégico nas ações das áreas comerciais e na implementação dessas estratégias diretamente no ponto de venda.

Marketing e Vendas

Cada vez mais governo, hospitais e operadoras embasam suas decisões em necessidades específicas dos consumidores e nos conceitos de Healtheconomics. Por isso, é fundamental que os fornecedores estejam preparados para entender e atender às demandas desses mercados.

Engenheiro de orçamento

Demanda se deve à necessidade de um maior controle sobre o retorno financeiro das obras (que terão margens menores) e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.

Publicidade

Geocientista

A indústria de petróleo deve ter um ano melhor em 2014. Por isso, estará em busca de mais geofísicos e geólogos.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Esses profissionais serão mais procurados por causa da maior preocupação das empresas e sociedade sobre a saúde do trabalho e a uma expectativa de maior volume de obras de infraestrutura.

Atuário

Publicidade

A expectativa é de crescimento devido ao bom momento do mercado de seguros e resseguros.

Cientista de dados

A busca por profissionais formados em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas estará em alta devido às oportunidades do aumento da aplicação das tecnologias do big data, conceito fundamental no armazenamento de dados e maior velocidades dos sistemas.

Direito/Ciências Contábeis

A complexidade fiscal brasileira continuará demandando posições com essa formação. O perfil exige excelente base técnica fiscal, com destaque para os que têm boa visão de negócios.

Publicidade

Engenharia/Economia

Profissional comum em posições de modelagem financeira e viabilidade de novos negócios/projetos (mercado de infraestrutura deverá estar aquecido). Executivo com excelente visão analítica, base financeira e visão holística.