Os números não mentem: a demissão pode chegar para todos. No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego brasileira bateu novo recorde e chegou a 13,7%, mantendo a sensação de vulnerabilidade do trabalhador brasileiro em situação de crise.
Leia mais sobre Carreira e Emprego
Do diretor ao estagiário, veja quanto ganham os profissionais da Ambev
Embora não seja possível prever com precisão que a demissão está chegando, existem alguns sinais comuns no ambiente de trabalho. Segundo o Business Insider, que conversou com a especialista Lynn Taylor, há pelo menos 20 situações que devem ser analisadas a fundo.
Confira:
1. Comentários negativos sobre o seu desempenho
Boa parte das empresas possuem programas de avaliação de parceiro. As que não têm, deixam nas mãos do gestor o feedback sobre o desempenho de cada funcionário.
Em ambos os casos, é importante ficar atento a comentários negativos a respeito da sua performance. Ter mais de uma avaliação negativa em seguida, então, é um péssimo sinal – significa que a segunda chance para melhorar já foi dada. O mesmo vale para “avisos” formais.
2. “Abandono”
Perder o acesso a pastas importantes, senhas e dados ou deixar de ser chamado para reuniões de assuntos relevantes pode significar que seus chefes perderam a confiança no seu trabalho e possivelmente estão pensando em dispensar seus serviços.
3. Dificuldades
Se seu emprego está se tornando uma missão impossível e as atividades que antes você exercia normalmente parecem cada vez mais difíceis, atenção. Muitas vezes a liderança pode passar funções propositalmente acima das suas atribuições reais de propósito, para “justificar” uma dispensa.
4. Relações deterioradas com superiores
As conversas com seus superiores costumavam ser amigáveis, mas agora existe tensão a todo o momento.
5. Pedido de detalhes sobre despesas
Quando seus chefes pedem detalhes sobre despesas com transportes ou outros gastos cuja contabilidade não costumava ser um problema, pode ser sinal de falta de confiança.
6. Menos projetos ou responsabilidades
Esse pode ser mais óbvio: quando os trabalhos e funções vão deixando de chegar até você e passando para as mãos de outros colegas. Excesso de tempo é mau sinal.
Quando você se sente menos importante, pode realmente estar com problemas.
7. Dificuldade em trabalhar em equipe
Além do relacionamento com o chefe, a relação com o restante da sua equipe também é um termômetro do emprego.
8. Menos recursos
Para responsáveis por determinada área na empresa, a diminuição do orçamento disponível também pode ser um sinal de indisposição para com o seu trabalho.
9. Pressão
Constantes “chamadas” e pedidos por relatórios de desempenho às vezes são normais, mas quando passam dos limites podem ser a deixa para começar a procurar um novo emprego.
10. Atenção de mais ou de menos
Qualquer extremo é negativo. Chefes que pegam muito no pé de um funcionário ou que simplesmente deixam alguém de lado podem estar repensando a contratação dessa pessoa.
11. Fim das vantagens
Normalmente, as viagens de negócios sempre tinham espaço para você. Sua mesa tinha a melhor vista na área mais iluminada do escritório. Se tudo isso mudou, não é egoísmo se preocupar.
12. Fim dos elogios
Não é narcisismo esperar elogios pelo seu bom trabalho. Reconhecimento é importante e a ausência dele pode ser sinal de que as coisas não vão bem, principalmente quando sua performance gera merecimento.
13. Cortes ou convite para férias
Cortes no salário ou pedidos para que você tire um tempo de folga são sinais um pouco mais óbvios de que sua presença não é mais tão bem vista.
14. Comportamento estranho
Fofocas e comportamentos esquisitos entre seus colegas nem sempre são paranoia.
15. Novos superiores
Responder a mais pessoas ou ter superiores com funções mais juniores é mais um sinal de alerta. Quanto mais novidades em burocracia, pior.
16. Erros graves
Custar dinheiro ou prestígio para a empresa é um péssimo sinal. Funcionários que cometeram grandes erros costumam ser os mais cotados à demissão.
17. Invisibilidade
Quando seu superior se dirige diretamente aos seus subordinados.
18. Ficar de fora da tomada de decisão
Sua opinião costumava ser importante e deixou de ser levada em conta? Fique atento.
19. Falta de informação
Quando há grandes mudanças dentro da empresa – como uma fusão, por exemplo –, é comum ocorrerem cortes e demissões. Se essa informação não foi bem difundida entre os membros da sua equipe, pode ser um sinal de alerta.
20. Instinto
Finalmente, sentir-se exaurido por ter feito tudo o que pode, mas sem sucesso, é algo menos palpável, mas ainda relevante para saber a quantas anda a sua situação na empresa.
Mesmo que não seja demitido de imediato, o melhor para um funcionário que não se sente confortável no emprego é procurar outra posição em que o mal-estar fique de fora.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares