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Carreira

4 dicas valiosas para pedir um aumento salarial

 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Momentos de crise econômica como o Brasil tem vivido nos últimos três anos podem dificultar o momento de pedir um aumento de salário, mas conseguir um reajuste não é impossível, segundo Celso Bazzola, diretor-executivo da Bazz Estratégia em Recursos Humanos.

Contudo, para obter sucesso é preciso estabelecer uma estratégia prévia. “O profissional deve ter em mente que a conquista deve estar ligada aos resultados obtidos. Respeitando a política salarial e o momento da empresa. Ter a sensibilidade para requerer este reajuste e saber o melhor momento torna-se fundamental, assim, se deve criar um ambiente no qual se estabelece a política do ‘ganha-ganha”, explica Bazzola.

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Segundo o executivo, entre as ações que podem aumentar as chances de um aumento estão o desenvolvimento e formação, tempo de trabalho, desempenho e avaliação pelo resultado. Para facilitar o processo de obtenção de aumento, Celso Bazzola preparou um material com os principais caminhos para ter sucesso no pedido de aumento:

Saber a hora certa é uma arte

Normalmente as empresas têm suas políticas de remuneração e carreira. Assim, em vez de pensar no melhor momento, se deve pensar que cada ação e resultado pode proporcionar uma proximidade maior do momento de conquista de aumento.

O profissional deve se mostrar preparado para os desafios, comportamental e tecnicamente, se mostrando apto às oportunidades. Geralmente, o crescimento da empresa e da confiança no trabalho do colaborador proporciona o melhor momento para o pedido, sempre respeitando e conhecendo as políticas da empresa que nortearão esse pedido.

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Como lidar com o chefe

Sempre uma conversa sobre reajustes salariais deve ser realizada em momentos oportunos, com locais adequados e de preferência de maneira bem amigável. O debate deve ser de forma transparente, onde as partes expõem sua visão e necessidades, garantindo a possibilidade do feedback para se chegar a um consenso – seja lá qual for.

Um dos pontos importantes é ter clareza nos objetivos, sem deixar de ser flexível. Também é fundamental a confiança, tanto na hora de pedir, tanto na relação com o superior, e, independente do resultado do pedido, passe uma imagem profissional. Lembrando que os valores devem seguir os padrões do mercado.

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É preciso saber lidar com as promessas

Muitas vezes o resultado da conversa serão promessas, mas como fazer com que elas sejam respeitadas? É importante cumprir promessas profissionais, porém, é necessário levar em conta o momento da empresa. O que pode parecer fácil hoje, amanhã pode se tornar impossível. Portanto, faça a sua parte no sentido de resultados, desempenhos, posturas e se atente a prazos e ao que foi prometido.

Ponto importante é documentar o que foi acordado, o que facilmente pode ser feito por meio de e-mail, com o detalhamento do proposto, pois será um documento assegurando o acordo da negociação.

Caso as promessas não sejam respeitadas é importante a realização de uma conversa mais franca, analisando os motivos. Se houver persistência no ato de não cumprimento, é preciso avaliar uma possível mudança de rumo profissional.

Cuidado para não se utilizar dessas informações como forma de pressão e nunca tenha esse acordo como algo garantido, devendo ser usado como forma de lembrar do combinado, como uma ata sobre o tema.

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Desculpas e ameaças

A crise não é motivo para voltar atrás no combinado, contudo, pode ser uma razão para repensar as bases negociadas. Nos períodos de dificuldades, a flexibilidade é parte fundamental da habilidade profissional. Se a empresa está em dificuldade e deve repensar reajustes salariais, o profissional deve estar pronto e aberto para novos posicionamentos.

Em relação a negociação, a sugestão é uma ação mais transparente e argumentativa dos motivos que levam ao pedido. Ameaçar a empresa na tentativa de sucesso no reajuste salarial é demonstrar que seus objetivos pessoais estão acima de suas responsabilidades. O caminho mais adequado sempre é a negociação entre as partes. 

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