A década dos 20 anos é uma fase tumultuada para os jovens profissionais. Lidar com a faculdade e o início de carreira pode ser mais difícil do que parece. No entanto, esse período pode definir seu sucesso financeiro e os rumos da sua carreira.
LEIA MAIS sobre carreira e emprego
Bill Gates conta qual seria a sua escolha se ele entrasse na faculdade hoje
As decisões feitas agora têm grande poder de influência na sua vida profissional. O Business Insider selecionou alguns passos que um jovem profissional deve nessa fase da vida para maximizar as chances do sucesso financeiro e profissional. Confira:
1. Faça networking
Este conselho é indispensável para os profissionais de qualquer idade, mas especialmente para as gerações mais jovens. Montar uma rede de contatos desde cedo é essencial para ter boas relações e mais portas abertas no futuro.
Você vai se deparar com pessoas de diferentes origens e com experiências diversas, mas que podem ensinar muito – e possivelmente podem oferecer algumas oportunidades.
2. Seja voluntário
Procure oportunidades de voluntariado em sua cidade e encontre uma causa que você se orgulha de fazer parte. Essa experiência vai ajudá-lo a se sentir mais conectado à sua comunidade, além de ser um bônus muito positivo no currículo. Além disso, ser voluntário é uma oportunidade de networking. Você encontrará CEOs experientes e líderes sociais em eventos – e estas são pessoas que podem ajudá-lo a chegar onde você deseja.
As empresas queridinhas dos jovens também são as preferidas dos veteranos
Aos 20 anos, jovem viaja pelo mundo testando assentos de primeira classe como profissão
3. Invista em novas habilidades
Esse é o momento para começar a construir seus conjuntos de habilidades. Faça aulas, busque conhecimento, aproveite todas as oportunidades que seu local de trabalho der para aprender uma nova competência ou assumir mais responsabilidades. Qualquer nova competência que for apresentada pode ser uma porta de entrada para uma nova experiência.
4. Diversifique seu trabalho
A menos que você esteja fazendo progressos meteóricos em sua carreira, tente não permanecer em um local por muito tempo. É uma boa ter contato com diferentes setores e áreas no seu histórico de trabalho, e no começo de carreira não é um problema experimentar coisas diferentes.
É certo que passar por vários trabalhos por períodos curtos de tempo não é bom, nem atrativo em um currículo, mas o mercado de trabalho de hoje é mais livre, e trabalhar em diferentes locais mostra mais percepções sobre como o mundo profissional funciona. Isso não é uma regra, mas ao mesmo tempo o jovem profissional não demora para encontrar a área que gosta de trabalhar na sua profissão, e mudar é natural.
Siga a Gazeta do Povo no Linkedin
5. Assuma riscos
Durante seus 20 e poucos anos você não terá muito a perder. É a hora de assumir riscos. Você tem uma ideia para um novo negócio? Empreenda. Você tem o desejo de viajar o país e começar sua carreira de uma maneira diferente? Vá em frente. Você pode não ter essa chance novamente, pelo menos não sem alguns sacrifícios sérios, então não deixe oportunidades para trás.
Não tenha medo de errar, nem deixe de arriscar por isso. Faça decisões irreverentes, escolha a opção mais ousada, menos intuitiva, e sinta a sensação de recompensa mesmo quando não funcionar.
Provavelmente vai ser de grande ajuda - você vai compreender melhor o fracasso, aprender com experiência, e melhor de tudo, terá uma história para contar, e essas histórias são mais valiosas do que dinheiro ou prestígio.
Você tem um futuro à sua frente e errar não vai acabar com a sua carreira. Vai ganhar experiência e aprender mais sobre si mesmo. A pressa em sempre acertar pode ser sua maior inimiga.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura