No trabalho compartilhar certos aspectos sobre si mesmo é necessário, mas ser um livro aberto pode não ser a melhor coisa para sua carreira. Pelo menos é o que acha o psicólogo americano Travis Bradberry que publicou em um artigo no LinkedIn sobre o que dizer ou não sobre si mesmo no trabalho.
LEIA TAMBÉM: Projeto de lei prevê demissão de concursados por mau desempenho
Por mais que demonstrar um pouco de si seja bom e facilite a construção de redes de relacionamentos, não saber os limites entre vida profissional e pessoal e revelar coisas erradas podem ter um efeito devastador.
Bradberry listou 6 coisas pessoais que um profissional inteligente não deve dizer no trabalho:
Crenças políticas
Sua posição política não é relevante para ser discutida no trabalho. Gerar conflitos com outra pessoa por diferentes pontos de vista pode atrapalhar seu desenvolvimento dentro do emprego. Segundo o psicólogo, confrontar os valores fundamentais de alguém é uma das coisas mais insultantes que você pode fazer.
Quanto você ganha
Ficar comentando qual seu salário no ambiente de trabalho não é algo positivo. Eventuais disparidades de salários podem gerar conflitos entre a equipe, além de ser uma forma de comparar os profissionais diretamente. Quando as pessoas sabem exatamente quanto você ganha, tudo o que você faz no trabalho será comparado com seu salário. Tudo muda quando você revela quanto ganha.
LEIA MAIS: Saiba quanto ganham os funcionários da Copel em dez cargos
O fato de você não gostar do que faz
A última coisa que um chefe quer é funcionário que vive reclamando do trabalho e de suas tarefas. Fazendo isso você fica tachado como uma pessoa negativa, que não quer estar na equipe. Por mais que você eventualmente não esteja satisfeito com seu trabalho, ficar espalhando para todos os lados não vai resolver sua situação e só pegar mal para sua carreira. Se você não quer ser substituído, é melhor conter as suas queixas e discretamente procurar outro emprego.
Seus planos de mudar de emprego
Não é nada profissional ficar comentando com todos os colegas de trabalho que você foi a uma entrevista de emprego ou que está à procura de novo ambiente de trabalho. Uma vez que você revela que está planejando sair, você de repente se torna um desperdício na equipe. Há também a chance de sua procura de mal sucedida, então é melhor esperar até encontrar um emprego antes de contar a alguém. Caso contrário, você mancha sua reputação à toa.
LEIA MAIS: Com avanço digital, bancos demitiram 20 mil pessoas em 2016
Sua vida sexual
Outro tópico que não interessa no ambiente de trabalho é sua vida sexual. Comentários sobre esse assunto podem gerar algumas risadas, mas algumas pessoas podem se sentir desconfortavel ou até ofendidas. Passar dos limites vai garantir uma má reputação para você.
Suas extravagâncias durante a adolescência
Seu passado pode dizer muito sobre você. Só porque você fez algo extravagante ou estúpido anos atrás não significa que as pessoas vão acreditar que você amadureceu. Alguns comportamentos como beber até cair, pequenos furtos, dirigir embriagado, entre outras atitudes “fora da curva” que você teve quando mais novo não ajudam a construir uma boa imagem no ambiente de trabalho. Informações do tipo podem ser mantidas com você mesmo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares