Se em um passado não tão distante o currículo de papel era o primeiro contato mais frequente entre os candidatos a uma vaga e as empresas, hoje o LinkedIn ocupou boa parte desse espaço, tornando-se a principal ferramenta de comunicação profissional do mundo – tanto que virou fonte de recrutamento de talentos para muitas empresas. Só no Brasil são cerca de 29 milhões de usuários nesta rede social, número superado apenas por Estados Unidos e Índia.
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Por isso mesmo, a construção de um perfil atraente é fundamental para colocação no mercado de trabalho. Com amplo conhecimento do mundo corporativo, Roberta Giuliano e Jonathan Yung, sócios da Vertico Human Capital, listaram nove dicas para ter uma página perfeita no LinkedIn. É mais simples do que parece.
1. Atenção aos erros de Português
Experiência nenhuma, nem mesmo o curso mais bacana do momento, consegue fazer com que os erros de português e inglês sejam perdoados. Escrever corretamente é primordial.
2. Mentir nunca é uma boa opção
Por mais interessante que se queira deixar o perfil, mentir nunca é uma alternativa. Há vagas para todos os tipos de profissional e, por isso, não há necessidade de inventar cursos ou experiências anteriores, por exemplo.
3. Seja objetivo
Ser objetivo é fundamental e o melhor caminho para chamar a atenção para o que se quer destacar no currículo.
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4. Cuidado com a foto do perfil
Perfis com fotos são 14 vezes mais vistos do que aqueles sem fotos. Mas cuidado na hora de escolher uma foto para o perfil. Nada de imagens na praia tomando aquela cerveja com os amigos. O ideal é apostar em fotografias com estilo corporativo ou em seu ambiente de trabalho.
5. Tenha apenas um perfil no LinkedIn
Para facilitar a ação das empresas e recrutadores, o melhor é sempre ter apenas um perfil no LinkedIn para evitar que um desatualizado, por exemplo, acabe sendo consultado.
6. Mantenha seu perfil atualizado
Toda vez que mudar de trabalho, realizar algum projeto relevante ou iniciar/concluir um curso, por exemplo, é importante atualizar o perfil. Mantê-lo em dia pode criar novas oportunidades.
7. Detalhe seus projetos e resultados
Para os recrutadores é interessante ver resultados concretos dos trabalhos realizados pelo dono do perfil. Nesta hora, seja personalista e liste seus projetos e os resultados alcançados por você.
8. Seja profissional
É preciso ter em mente que o LinkedIn pode ser o primeiro contato para aquela sonhada posição e que ele dará ao recrutador as primeiras informações sobre quem você é. Por isso, atenção com gírias, informalidade e experiências compartilhadas.
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9. Compartilhe seu conhecimento
Para mostrar seus conhecimentos, vale escrever artigos sobre temas relevantes para o segmento em que atua. Um texto bem escrito e embasado pode ser um bom cartão de visitas.