Os criadores de gado do Paraná têm até o fim desta quarta-feira (30) para comprovar a vacinação contra a febre aftosa. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), 91% dos pecuaristas do estado já comprovaram a vacinação no rebanho. A estimativa é baseada no número de animais vacinados na última campanha, cerca de 10,2 milhões de cabeças. O resultado oficial da comprovação de vacinação no estado deve ser divulgado pela Seab em 15 dias. A demora no resultado, segundo a assessoria da Secretaria, é em virtude de que todos os 20 núcleos regionais da secretaria de agricultura do estado precisam fazer o fechamento na sua região para daí repassar para a Seab.
Depois da comprovação da vacinação, agentes do Departamento de Fiscalização da Seab fiscalizarão as propriedades. O criador que deixar de vacinar o gado ou de comunicar a vacinação está sujeito a multas por cabeça não-vacinada. O valor das multas, segundo a Seab, é de R$ 72,88.
Campanha de vacinaçãoA primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa no gado paranaense aconteceu entre os dias 1.º e 20.º de maio. O período de comprovação foi até o dia 30 do mesmo mês. A segunda etapa aconteceu recentemente, entre 1.º a 20.º de novembro.