Refletir ou escrever sobre fórmulas de sucesso chega a ser uma audácia, pois se tal receita mágica existisse teríamos alguns milionários por aí sentados em cima dos louros da descoberta. Milionários apoiados em idéias que vendem livros e consultas para empresas existem, pois identificam no momento certo algumas práticas eficazes de gestão que revolucionam as formas de administrar.
Qualquer inovação nesses modelos passa pelo desafio de convencer pessoas a mudar de comportamento; pessoas entendidas como um corpo uníssono, um volume que pensa e executa ações que movimentam os processos de uma empresa. Esses guerreiros, essa massa humana que compõe a vida da empresa para ser mobilizada tem que acreditar em algo. Além disso, precisa confiar no mestre que oferece direção e os faz saber como agir para atingir o que se pretende.
E ainda, pelo acompanhamento, orientação e ajuste necessário à caminhada conjunta. E nada disso acontece sem retorno, feed back, elogio, reconhecimento ou o mesmo que motivação; aquele fator que impulsiona, mobiliza, energiza e faz acontecer. Ah! É bom lembrar que reconhecimento deve ser público, oficial, formal. Ou seja, o sentido de um elogio ou de um "parabéns" tem maior amplitude diante de um evento da empresa do que numa sala fechada.
Uma condição inerente ao ser humano é a imperfeição, a falha, o erro, a falta, a carência e isso tudo pode ser pensado como um desafio para a empresa que pode ajustar e compensar nas unidades as fraquezas e forças humanas de forma a complementar equipes de maneira eficaz.
Essa metodologia encontra fundamento na administração por competências, pois ela permite o desenvolvimento de indivíduos e grupos. Infelizmente a mediocridade humana induz pessoas, por temerem suas fraquezas, a se retraírem ao invés de explorar fraquezas fazendo delas virtudes. Com isso, unidades inteiras se fecham ficando isoladas de processos de desenvolvimento da empresa.
Sabe-se que não existe essa fórmula de sucesso mágica, mas pode-se usar a experiência e o conhecimento em benefício de si próprio, focando oportunidades cujo significado em primeiro lugar é a intensa satisfação que advém do ato de realizar.
Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br
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