Passei por uma experiência muito engraçada sobre esse tema imprescindível nas empresas hoje, porém não tão fácil de fazer as pessoas compreenderem o quê significa! Numa reunião de nossa empresa estava presente uma nova funcionária e o grupo falava e reafirmava sobre a necessidade de ser proativo. Lá pela metade da reunião, a nova colaboradora bateu na mesa, assustando os presentes e quase gritou: "Meu Deus, o quê significa essa proatividade que vocês tanto discutem e que não sei do que se trata?"
É isso aí! Muitas vezes falamos sobre coisas aparentemente simples, mas que causam "traumas" naqueles que não estão familiarizados com certos conceitos. Nesta semana comentava com um jornalista que preparava uma matéria sobre jargões do mercado, sobretudo da área financeira e de recursos humanos. Como há modismos e como certos profissionais adoram falar difícil como, por exemplo, o "economês".
Mas a proatividade vai muito além da moda. Trata-se de um imperativo no mundo dos negócios, uma exigência para o profissional, uma necessidade fundamental da empresa. Nada nos resta a fazer senão "ficar espertos" ou como diz um amigo presidente de empresa: "Se vira!".
Ora, proatividade significa muita agilidade em apresentar soluções diante de problemas e isso se traduz num comportamento não reativo na busca da definição do problema e da melhor alternativa. Proatividade significa agir rápido com inteligência; identificar a origem do problema e como se diz popularmente: "cortar o mal pela raiz".
Proatividade é antecipar-se. Ter a lista de contatos antes de viajar para evitar surpresas desagradáveis. Fazer a manutenção do equipamento antes que "ele reclame". Levar cópias de documentos numa apresentação. Ligar para um cliente explicando um atraso muito antes do prazo da entrega; aliás, nunca deixar o cliente ir atrás! Dar satisfação antecipada sobre produtos, alterações, prazos, ausências, faltas etc. Pensar em tudo o que o chefe pode precisar antes mesmo que ele saiba o que vai fazer, ou seja, ser precavido em relação às coisas, ações e situações à sua volta.
Proatividade refere-se à tomada de decisões com discernimento, ágil, antenada, esperta, inteligente, atenta, cuidadosa, criteriosa... É pouco?
Proatividade é ação e não reação. É antever, falar, sinalizar, orientar, lembrar. Nunca pensar e sim, fazer. Ela caminha longe daquela frase famosa e irritante: "Eu pensei...". Muito chefe implora de joelhos: "Não pense, faça!"
Proatividade é liderar, administrar o conflito, motivar, ter energia, realizar, pacificar, sugerir, resolver, opinar, falar, ter elementos, dados, ferramentas, pesquisas, planilhas que fundamentem argumentos. Ter telefones, datas, números, valores, porcentagens, endereços na mão; nunca em casa, na pasta, no caderno distante ou no computador.
Ufa! Proatividade é correr atrás espontaneamente. Ser ligado, veloz, disponível. Proatividade é o sonho de qualquer chefe competente e - que pena! - está tão em falta nas pessoas!
Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br