Quem aplicou na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) se deu bem em agosto. A bolsa paulista apresentou a maior rentabilidade neste mês, apesar de alguns períodos de volatilidade, reflexo da crise política, principalmente durante os depoimentos mais picantes nas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

CARREGANDO :)

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, registrou ganho de 7,69% em agosto (7,06% no ano). O IBRX 50, que também tem grande importância na bolsa, subiu 10,28% (15,81% no ano). O dólar, mais uma vez, não foi um bom investimento, acumulando perdas de 0,92% em agosto (desvalorização de 11,15% no ano). Mas ruim mesmo foi o investimento nos fundos indexados aos Índices Gerais de Preços (IGPs), que apresentaram deflação.

- Apesar da volatilidade, quem investiu nos índices da bolsa se deu bem. As ações tiveram um comportamento irregular, com altas e baixas, mas os ganhos foram bons nos últimos dias, contribuindo para um fechamento razoável. Já o dólar não foi uma boa aposta especulativa - disse Paulo Veiga, diretor de análise da Mercatto.

Publicidade

A moeda americana fechou julho valendo R$ 2,380 na venda. Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, acabou negociada a R$ 2,358 na venda. Já o Ibovespa, que tinha 26.042 pontos no final de julho, encerrou o mês de agosto em 28.044 pontos.

- A bolsa até passou por alguma volatilidade no intraday, mas os fundamentos sólidos da economia e a forte movimentação dos estrangeiros fizeram a bolsa subir neste mês. Eu diria que há para os próximos meses uma tendência positiva - afirmou Sussumo Assai, da Corretora Itaú.

Segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), até o dia 25 de agosto, os fundos de ações da Petrobras com recursos próprios tiveram ganhos de 12,17%. Os fundos da Petrobras com recursos do FGTS tiveram rentabilidade de 11,84% no período. Os referenciados DI (juros pós-fixados) apresentaram ganhos de 1,35% e os de renda fixa (juros prefixados), 1,27%. Para setembro, de acordo com o executivo da Mercatto, a bolsa deve continuar sendo um grande atrativo. Já a caderneta de poupança com aniversário neste dia 1º de setembro registrou ganho de 0,84%.

- Não há muito o que ganhar em renda fixa. Os rendimentos em títulos da dívida externa podem não ser tão expressivos. Não há muito espaço para lucro. A bolsa parece realmente ser um bom atrativo para o mês que vem. A volatilidade por conta da crise política não se compara a que já tivemos no passado, quando ocorreu o caso Waldomiro Diniz, por exemplo - disse Veiga.

Publicidade