CFOAV
Instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Confere, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.
CFOINF
Instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o Cadete de Infantaria para tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Confere graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.
CFOINT
Formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.
A Aeronáutica divulgou edital para o exame de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores (CFOAV), intendentes (CFOINT) e de infantaria (CFOINF). No total são 80 postos distribuídos entre os três cursos.
A seleção se dará por meio de exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão de pilotagem (para aviadores), avaliação de condicionamento físico e validação documental.
Além de Curitiba, as provas serão aplicadas em Belém, Recife, Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Pirassununga, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Porto Velho e Boa Vista. Serão exigidos conhecimentos de língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação.
O programa é realizado em Pirassununga (SP) e tem duração de quatro anos. Após a conclusão do curso, os cadetes com aproveitamento serão nomeados aspirantes-a-oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER.
As inscrições devem ser feitas até 15 de maio, por meio do site www.epcar.aer.mil.br. A taxa cobrada é de R$ 70. É necessário ter concluído o ensino médio, ter mais de 17 anos e não ter completado 23 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula.