O diretor-presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, anunciou nesta segunda-feira que na próxima quarta-feira as agências do instituto que estavam fechadas por causa da greve serão reabertas ao público. No Paraná, a diretora da secretaria jurídica do Sindiprev-PR, Jaqueline Mendes de Gusmão, afirmou que a resposta dos servidores paranaenses, se aceitam ou não a proposta do governo, só sairá após a plenária estadual, nesta terça-feira, no prédio do INSS.
Após a reabertura das agências, o horário de atendimento ao público será ampliado em duas horas nas próximas semanas e funcionarão nos próximos três sábados, a contar a partir do dia 20, das 8h ao meio-dia. Com o novo horário de funcionamento, as agências atingidas pela greve, que normalmente funcionam das 8h às 14h, ficarão abertas de 8h às 16h.
O presidente do INSS acredita que o atendimento para protocolos de pedidos estará normalizado em um mês. Depois disso, a prioridade será normalizar o fluxo de processos, o que levará mais um mês, de modo que o serviço estará regularizado dentro de dois meses. A greve começou no dia 2 de junho e, segundo o presidente do INSS, atingia na semana passada cerca de 30% das agências, principalmente as maiores, praticamente paralisando os serviços no Rio e em São Paulo.