Os alunos de especialização, mestrado e doutorado também poderão estar entre os beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni). A proposta é deputado Lobbe Neto (PSDB-SP). O objetivo do projeto de lei 5.212/05, que foi divulgado nesta quarta-feira (08) no site da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br), é conceder bolsas de estudo para ampliar o acesso a esses cursos.
"Milhares de estudantes que terminaram a graduação e desejam continuar nos estudos, sendo na sua maioria carentes de recursos e rendas, sentem falta de programa que financie sua pós-graduação e especialização", observa Lobbe Neto.
O projeto está sendo analisado pela Comissão de Educação e Cultura e segue para as comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisa ser votado pelo Plenário para que seja considerado aprovado pela Câmara, mas apenas aprovado pelas comissões designadas para analisá-lo.
Bolsas integrais e parciaisO Prouni beneficia hoje alunos de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. O programa, instituído pela Lei 11.096/05 e gerido pelo Ministério da Educação (MEC), concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% ou de 25% em instituições privadas de ensino superior.
O deputado lembra que, ao longo deste ano, o Prouni já abriu 112 mil vagas totalmente gratuitas ou com 50% de desconto para os estudantes de baixa renda em 1.135 instituições.